População pode denunciar violência contra idosos

Na semana em que é comemorado o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforça o alerta e importância de denunciar, por meio do Disque 100, casos de violação de direitos contra o idoso. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Internacionalmente são classificadas como formas de violência contra […]

População pode denunciar violência contra idosos

Na semana em que é comemorado o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforça o alerta e importância de denunciar, por meio do Disque 100, casos de violação de direitos contra o idoso. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Internacionalmente são classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, financeira ou econômica, o abandono e a autonegligência. A denúncia destas violações deve ser feita por meio do Disque 100. A ferramenta é essencial no combate às diversas formas de abuso e exploração, o contato é fundamental para que o processo de averiguação seja iniciado e, posteriormente, as devidas punições aplicadas.

A partir da atuação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e dos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Semas desenvolve várias políticas preventivas direcionadas à atenção dos idosos. São oficinas de dança, artesanato, atividades laborais e grupos dança que, integrados com outros órgãos públicos, buscam esclarecer as leis de proteção e oferecer outros tipos de procedimentos relacionados ao bem-estar do idoso.

Já através dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), a Semas oferece um serviço especializado à pessoa idosa vítima de violência, visando evitar o agravamento das situações de violação. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o combate à violência contra a pessoa idosa deve ser feito diariamente por todo cidadão. “É importante que as pessoas denunciem os casos de violação de direitos contra o idoso. Basta ligar para o disque 100 e denunciar a caso. Os órgãos responsáveis receberão a denúncia e irão investigar o caso”, destacou.

Celiany Rocha destaca ainda a importância do trabalho da Semas com os idoso. “Através dos grupos de idosos, conseguimos repassar para os nossos usuários informações sobre seus direitos, encaminhá-los para os serviços públicos disponíveis e ainda fortalecer a elevação da autoestima”, finalizou a secretária.

Além das atividades nos CRAS, CREAS e Serviços de Convivência, a Semas, por meio do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), oferece aos idosos vários serviços, como o programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), Benefícios Eventuais (BE), serviços como Cartão de Passageiro Especial (incluindo a Perícia Médica) e o Cartão do Idoso.

Para denunciar casos de violência contra o idoso, qualquer pessoa pode denunciar por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Publicidade

HVT Card

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade