Porto Calvo anuncia julgamento de Calabar

Julgamento de Domingos Fernandes Calabar acontece no dia 22 de julho

Porto Calvo anuncia julgamento de Calabar

Heroi ou traidor? Vilão ou oportunista? Domingos Fernandes Calabar, o personagem mais polêmico da história do Brasil finalmente será julgado para sentenciar o seu papel de destaque do período holandês no país. A Secretaria de Cultura de Porto Calvo anunciou que no dia 22 de julho de 2018 o personagem vai a júri popular no fórum da cidade da região Norte de Alagoas.

O Julgamento de Calabar vai acontecer, às 10h da manhã do dia 22 de julho, exatamente na data de 383 anos da morte por enforcamento do polêmico personagem em Porto Calvo. A apreciação será feita especialmente no Fórum Domingos Fernandes Calabar, no Tribunal de Júri Dr. Alfredo Alves. O personagem já foi alvo de vários livros, documentários, estudos, e agora vai a júri.

O julgamento pós-morte terá o banco dos réus vazio e contará com a presença de autoridades do judiciário alagoano, pesquisadores, estudiosos, jornalistas e outras pessoas que formarão o corpo de júri de 13 pessoas para selar o veredito de Calabar na história do Brasil, Holanda e Portugal.

Já estão confirmados para o julgado o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Costa Alcântara de Oliveira (juiz do caso); a acusação ficará por conta do promotor Geraldo Magela, sendo auxiliado pelo advogado e sociólogo Rodrigo Leite; a defesa de Calabar ficará sob a liderança do advogado José Ailton Tavares, sendo auxiliado pelo advogado Ney Pirauá.

O corpo de jurados será formado por 13 pessoas entre elas já estão confirmados os jornalistas Ênio Lins e Maurício Silva; o historiador Douglas Apratto; o escritor Severino Ramos Barbosa; o professor Valdomiro Rodrigues, entre outras personalidades que vão marcar presença no julgamento que já está conhecido como o “Julgamento da História”.

A secretária municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva, está muito otimista com a realização do evento. “Será um grande marco na história de Alagoas esse julgamento de Calabar aqui em Porto Calvo. O polêmico personagem será julgado e a expectativa para o resultado será enorme”, declarou.

Calabar

A figura polêmica de Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais importante do período Holandês no Brasil. Ele foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considera-lo heroi por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Heroi ou traidor? O resultado é dia 22 de julho de 2018.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade