Pratos destacam o regionalismo pernambucano no Porto Gastrô

Festival acontece em Porto de Galinhas e tem como tema a “Cana-de-açúcar e seus derivados”

Pratos destacam o regionalismo pernambucano no Porto Gastrô

Como se as praias e paisagens exuberantes não fossem convidativas suficiente, Porto de Galinhas tem mais um motivo especial para atrair turistas nesta época do ano. É que acontece, até o próximo dia 4 de dezembro, mais uma edição do festival gastronômico Porto Gastrô, com a participação de mais de 20 restaurantes. Este ano, o tema escolhido foi “Cana-de-açúcar e seus derivados”, destacando uma matéria prima histórica e abundante no Estado, que é o segundo maior produtor do Nordeste.

Todos os pratos que estão participando do festival devem ter na composição a presença da cana-de-açúcar ou algum dos seus derivados, a exemplo da cachaça, e se engana quem acredita que a proposta limite os chefs aos doces. No restaurante Peixe na Telha, que tem como principal cartão postal uma vista exuberante para o mar de Porto de Galinhas, o prato do festival é o “Camarão Cana Caiana”, composto por camarões recheados e empanados com mix de queijos e rapadura, acompanhado por arroz mediterrâneo. O chef sugere que a iguaria, que custa R$ 115, sirva duas pessoas, mas dá muito bem para três ou quatro. 

Mas as sobremesas não ficaram de fora. No Beijupirá, além do prato principal, o estabelecimento participa do festival com um crepe de fios de ovos, sorvete de tapioca, calda de mel de engenho, farofa de castanha de caju, perfumado com cachaça especial. Quem pretende visitar Porto de Galinhas e praias próximas, como Maracaípe, não pode deixar de conferir. Na programação deste ano estão incluídas, ainda, muitas atividades como Oficinas de Enogastronomia, Circuito Gastronômico e Oficinas da Gastronomia Infantil, além disso, o Porto Gastrô vai oferecer capacitações profissionais. Também será montado na cidade um polo voltado para os artesãos de Pernambuco.

Restaurantes Participantes – Barcaxeira; Beijupirá; Donna Gi; Café da Moeda; Itaoca; João Restarurante; La Crêperie; La Tratoria; Peixe na Telha; Pescaria; Pontal do Cupe; Pontal de Maracaípe; Sabores D’Casa; Tropicana;  Temakeria do Porto; Pitanga Sabores da Terra; Munganga; Restaurantes APC; Restaurantes Hotéis; Entre outros.

SERVIÇO

Porto Gastrô

Porto de Galinhas, Ipojuca – Pernambuco 

De 23 de novembro a 04 de dezembro

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda