Prefeitura e Braskem inauguram complexo

Em parceria com Braskem, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura na próxima segunda-feira (24), às 9h, a nova estrutura que abrigará o atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Helvio Auto, no bairro do Trapiche. A nova estrutura faz parte do Complexo Lourenço Vasconcelos, construído pela […]

Prefeitura e Braskem inauguram complexo

Em parceria com Braskem, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura na próxima segunda-feira (24), às 9h, a nova estrutura que abrigará o atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Helvio Auto, no bairro do Trapiche. A nova estrutura faz parte do Complexo Lourenço Vasconcelos, construído pela Braskem e doado ao Município de Maceió, onde serão desenvolvidas atividades de saúde, esporte e associativistas para a comunidade do entorno.

Denominado Complexo Lourenço Vasconcelos, a estrutura contará com base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dois espaços destinados a reuniões de associações comunitárias. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) contará ainda com uma quadra coberta para a realização de seus projetos, sala de reuniões, jogos e vestiário.

O prefeito Rui Palmeira destaca os benefícios da parceria entre a administração municipal e a empresa. “Essa parceria é muito importante para o Município. Inicialmente, o complexo receberá os servidores e os serviços prestados pela Unidade de Saúde Hélvio Auto, que funciona em um prédio alugado, em condições precárias, e passará a atender em um local bem estruturado. No complexo, serão oferecidos também serviços de saúde preentiva, uma vez que a estrutura comporta a atenção básica aliada a atividades esportivas”, afirma Rui Palmeira.

O gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, fala sobre a relevância da parceria, ressaltando os benefícios do complexo. “A parceria entre o setor público e a iniciativa privada mostra uma comunhão de objetivos que podem se desdobrar de várias outras maneiras. Além de atender a comunidade, com tratamento médico e espaço de lazer, é uma ampliação da preocupação com segurança, já que o espaço vai contar com serviços 24 horas, que ajudam a movimentar a região”.

O gestor também ressalta o cuidado com que o complexo foi estruturado e a mediação do Ministério Público para viabilizar a parceria institucional. “Outro ponto importante é inovar nas ações desse tipo. O complexo faz isso, ao trazer a tecnologia Concreto PVC, que é moderna, duradoura e de fácil manutenção. Estamos oferecendo à população o que há de mais moderno na tecnologia construtiva. Além disso, a Braskem também destaca o trabalho do Ministério Público Estadual (MPE), na pessoa do promotor Alberto Fonseca, que sempre buscou fazer esta ação acontecer, para que pudesse melhorar a vida das pessoas daquela região”, afirma Milton Pradines.

Construída dentro dos padrões de segurança e funcionalidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a USF prestará serviços de saúde ofertados por duas equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), composta por médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde. No local, também funcionarão os programas de Saúde do Idoso, da Mulher, do Adolescente e de Hanseníase, além dos serviços de vacinação, esterilização e farmácia.

O serviço de saúde bucal também será reativado, contando com dois novos profissionais para atender a população. A Braskem vai entregar a unidade com sinalização interna, mobiliário de mesas e cadeiras e dez nebulizadores.

Segundo a diretora administrativa da unidade, Sandra Maria Magalhães, a USF Helvio Auto funcionará no novo local de forma temporária. “Estamos com um projeto de construção de uma nova unidade que deve ficar pronta em 2016. Enquanto isso, para oferecer melhores serviços de saúde para a comunidade, iremos funcionar no novo Complexo com nossas equipes de PSF”, afirmou.

Esporte e Lazer

O espaço da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) no Pontal, em área construída para funções administrativas e recreativas, terá uma oferta de atividades para ampliar a atuação junto aos moradores, inclusive, as federações e associações esportivas.

Com a proposta, a Semel vai implantar um novo núcleo do programa Viva Vôlei para crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos de idade – focalizando a iniciação ao voleibol. Com a quadra do complexo, a Semel também disponibilizará um monitor para aulas de futsal.  “Será um diferencial para aquela região. Vamos ter uma nutricionista para acompanhar o desenvolvimento nutricional dos alunos e contaremos com salas para atendimento administrativo”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.

Uma das salas será reservada para uma brinquedoteca com jogos tradicionais – dama, dominó e pega-varetas, por exemplo. O atendimento às representações esportivas será feito em alguns dias na semana numa sala equipada para essa finalidade.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda