Prefeitura inicia movimento Maio Amarelo em Maceió

elebrado não só no Brasil, mas no mundo todo, o Maio Amarelo é um período voltado às discussões e reflexões sobre os riscos que o trânsito apresenta para a vida. E no próximo domingo (01), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará o calendário de ações da campanha de 2016 já […]

Prefeitura inicia movimento Maio Amarelo em Maceió

elebrado não só no Brasil, mas no mundo todo, o Maio Amarelo é um período voltado às discussões e reflexões sobre os riscos que o trânsito apresenta para a vida. E no próximo domingo (01), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará o calendário de ações da campanha de 2016 já durante a partida de futebol entre CRB e CSA, às 16h, no Estádio Rei Pelé, Trapiche da Barra.

Na partida que marca a primeira final do Campeonato Alagoano de Futebol serão exibidas faixas sobre o Maio Amarelo, além da entrega de balões em forma de laços amarelos que simbolizam a campanha. “O objetivo do Maio Amarelo é fazer com que as pessoas pensem e falem sobre os perigos do trânsito. Todos fazem parte dele, seja como condutores, ciclistas ou pedestres”, conta a diretora de Educação de Trânsito da SMTT e representante do movimento no Estado, Juliana Normande.

De acordo com Normande são muitas as pessoas que ainda não têm a noção do que é o período representa e de quão letal pode ser o trânsito. “É como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a diferença é o número de vítimas resultantes por cada mal combatido nesses meses”, explica.

Enquanto dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a soma das taxas de mortalidades do câncer de mama e do câncer de próstata no Brasil chega a quase 30 mil óbitos por ano, os números levantados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revelam que os acidentes de trânsito matam mais de 40 mil pessoas de diferentes gêneros e idades nesse mesmo período.

Ações durante todo o mês de maio

As ações que ocorrerão durante todo o mês de maio terão a participação de crianças, adolescentes, condutores e motoristas profissionais, bem como pedestres e passageiros do transporte público. “Estaremos em escolas, faculdades, terminais de ônibus, faixas de pedestres e outros lugares para lembrar a importância dos cuidados no trânsito”, detalha a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

O calendário do Maio Amarelo se encerrará na última sexta-feira do próximo mês, dia 27, com a ação do Madrugada Viva em abordagens a pessoas dentro de bares e restaurantes da Av. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e a entrega de pulseiras nas cores vermelha para quem já estiver alcoolizado e verde para o motorista da rodada.

A ação também terá uma passeata de motociclistas e um guincho mostrando carro e moto envolvidos em acidentes de trânsito. A idéia é buscar conscientizar a população sobre a vulnerabilidade dos motociclistas. Confira a programação completa das atividades emwww.maceio.al.gov.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda