Prefeitura lança campanha para segurança nos coletivos

Não é de hoje que os casos de assaltos dentro dos ônibus urbanos de Maceió têm sido um tormento para os milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte público coletivo. Além das medidas já adotadas para a melhoria do sistema, como a abertura da primeira licitação do transporte público coletivo, videomonitramento, reforma de terminais […]

Prefeitura lança campanha para segurança nos coletivos

Não é de hoje que os casos de assaltos dentro dos ônibus urbanos de Maceió têm sido um tormento para os milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte público coletivo. Além das medidas já adotadas para a melhoria do sistema, como a abertura da primeira licitação do transporte público coletivo, videomonitramento, reforma de terminais e implantação de faixas exclusivas, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), amplia a venda de créditos eletrônicos como forma de reduzir a circulação do dinheiro dentro dos coletivos.

Na próxima segunda-feira (31), às 9h, o prefeito Rui Palmeira fará o lançamento da Campanha de Segurança dentro dos ônibus coletivos, durante café da manhã com a imprensa no Hotel Jatiúca. O objetivo da campanha, realizada pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Ressocialização de Alagoas (Sedres-AL), Ministério Público Estadual e as empresas operadoras do sistema, é o de diminuir os índices de assaltos dentro dos coletivos com a redução da circulação de dinheiro com o uso do cartão Bem Legal.

“Desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira estivemos priorizando o transporte público da cidade que há anos tinha sido deixado de lado. Não podíamos fechar os olhos para uma problemática que vinha trazendo prejuízos diversos aos cerca de 400 mil passageiros que circulam diariamente pela cidade. Por isso é importante que os passageiros adquiram cada vez mais o cartão eletrônico de passagem, pois é um benefício adquirido de forma gratuita e que vai melhorar certamente as condições do sistema, principalmente no que diz respeito à segurança dentro dos coletivos”, afirma o chefe do poder executivo.

Os usuários do Cartão Bem Legal representam 60% dos passageiros que utilizam o ônibus coletivo em Maceió. Os outros 40% ainda são de passageiros que fazem o pagamento com dinheiro ao passar nas catracas. Segundo dados levantados pela Transpal junto aos órgãos de segurança do Estado (polícias Civil e Militar), somente em 2014, foram registrados 1.084 assaltos dentro dos ônibus na capital alagoana. Neste ano, a média é de dois assaltos por dia útil.

De acordo com recente estudo realizado com as empresas de ônibus que operam em Maceió, a maioria dos assaltos ocorre no momento do embarque pela porta da frente e a saída dos criminosos é feita pela mesma porta. Ou seja, 87% das ocorrências acontecem antes da catraca, evidenciando que o objetivo principal é o dinheiro obtido com as passagens.

“As vantagens do uso do cartão eletrônico são enormes. Além de ser a única forma de viabilizar a implantação do sistema de integração nos ônibus, já em fase de teste em algumas linhas, elimina também a necessidade de dinheiro, aumentando a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores. O sistema também aumenta a velocidade de embarque, permite o dimensionamento de demanda e facilita a gestão da informação para implantação de melhorias”, destaca o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O lançamento da campanha de segurança dentro dos coletivos pela Prefeitura de Maceió terá a participação do secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar, do promotor do Ministério Público Estadual Flávio Gomes, representantes das Polícias Militar e Civil do Estado, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, do Sindicato dos Rodoviários de Alagoas e das empresas de ônibus.

Recarga da bilhetagem eletrônica pelo celular

Uma novidade que será anunciada durante o lançamento da campanha é a recarga de créditos de passagem para o cartão Bem Legal via aplicativo no celular. Técnicos da empresa responsável pela implantação da tecnologia nos celulares estarão no lançamento para uma breve apresentação sobre como será feita a recarga pelos aparelhos. Mais informações estarão disponíveis no site da Prefeitura.

Atualmente, a rede de recarga da bilhetagem eletrônica é realizada em cinco postos da Transpal e nos guichês de autoatendimento espalhados nos postos e em mais de 90 lojas de conveniência (mercadinhos, panificações, farmácias) dos bairros de Maceió.  Equipes fazem diariamente a confecção gratuita do Cartão Bem Legal nos terminais de ônibus e para posterior recebimento, por meio da adesão dentro dos ônibus. O cartão é gratuito e poode ser obtido pelos usuários nos postos de venda de créditos de passagem.

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda