Presidente do STF, Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria nesta quinta-feira

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa anunciou nesta quinta-feira (29), sua aposentadoria. O ministro deixará seu cargo no próximo mês, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo Calheiros, a princípio, o encontro de hoje era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do […]

Presidente do STF, Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria nesta quinta-feira

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa anunciou nesta quinta-feira (29), sua aposentadoria. O ministro deixará seu cargo no próximo mês, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo Calheiros, a princípio, o encontro de hoje era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, que Renan se comprometeu em acelerar a tramitação. No entanto, em meio às conversas, Barbosa comunicou que a visita de hoje era uma despedida porque ele deixará o STF em junho.

Barbosa teve ainda nesta manhã uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, entretanto, não se o assunto da conversa foi sua aposentadoria. Seu mandato à frente do STF se encerraria em novembro deste ano. 

Barbosa ainda está no Congresso e fará ainda uma visita ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O presidente do STF ainda não falou com a imprensa.

Em fevereiro deste ano, o Barbosa já havia afirmado, em entrevista à revista Veja, que sua carreira estava perto do fim. Já em março, o ministro disse que não participaria das eleições presidenciais de 2014.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade