Primavera dos Museus 2017 terá mais de 2,5 mil eventos em todo o Brasil

O Instituto Brasileiro de Museus –Ibram disponibilizou a programação completa da 11ª Primavera de Museus - que acontece em todo o Brasil, entre os dias 18 e 24 de setembro, com o tema “Museus e suas memórias”.

Primavera dos Museus 2017 terá mais de 2,5 mil eventos em todo o Brasil

Para esta edição estão cadastradas mais de 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal.

Com 932 instituições participantes, o maior número desde a criação da temporada nacional de eventos em 2007, a Primavera dos Museus visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços das instituições com a sociedade.

Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.

Guia online da programação

No endereço http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/, o formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave.

Como resultado da busca, além da programação definida para a 11ª Primavera dos Museus, há ainda os contatos das instituições, tendo em vista que as atividades inscritas são de inteira responsabilidade das mesmas. No endereço acima também está disponível a programação em formato de publicação.

Neste ano, o tema escolhido foi Museus e suas memórias. “Em 2018 iremos comemorar os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira – o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro”, lembra Marcelo Mattos Araujo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

“Desde então, milhares de museus foram criados no Brasil – o Ibram tem hoje mais de 3,7 mil deles mapeados. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus nesta edição quer dar visibilidade a esses processos”, aposta Marcelo Araujo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda