Procurando o que fazer durante a quarentena? Confira opções de shows, cursos e teatros, tudo on-line

Artistas locais e nacionais estão formando uma onda de solidariedade para incentivar as pessoas a ficarem em casa. Somente num festival, são mais de 50 deles.

Janaina Ribeiro - Repórter

Procurando o que fazer durante a quarentena? Confira opções de shows, cursos e teatros, tudo on-line

Em tempos de pandemia da Covid-19, ficar em casa em isolamento social é a forma mais eficaz de prevenção ao coronavírus. Na capital Maceió, no estado de Alagoas e em todo o território nacional foi decretada situação de emergência na saúde, ou seja, estamos diante de um grave problema. Mas, o que fazer durante o período de quarentena, em que todos nós temos que ficar reclusos para evitar ainda mais a disseminação do vírus? Empresas, equipamentos públicos e artistas estão ajudando nisso, de forma gratuita, disponibilizando cursos e livros on-line, filmes e séries em streaming, lives e shows pela internet e passeios virtuais por teatros. E tem opções do mundo inteiro.

O #Notícias40Graus preparou um “tour” para que você possa escolher o que fazer durante o período de quarentena. Seguem algumas opções:

1. Acompanhe seus artistas por meio de lives

Vários cantores se uniram para montar o @festivalmusicaemcasa, cuja programação começou ontem (20) e seguirá até o dia 29, com cinco shows por dia. Ele é 100% on-line e ao vivo pelo perfil oficial de cada artista no Instagram. Neste sábado, a programação conta com as participações da dupla Juan Marcos e Vinícius, Guga Nandes, Big Up, Felipe Araújo e Projota.

Há também o perfil @ficoemcasa, que também está apresentando uma dezena de shows com artistas renovados em todo o território nacional, como Daniela Mercure, Maria Gadu, Adriana Calcanhoto e Dudu Nobre.

E claro que tem artistas alagoanos fazendo esse mesmo tipo de interação. Flavinho Bernardes, @flaviomofio, da banda Mô Fio e Rafinha, @ocantor_rafinha, farão show ao vivo, às 19h. Já a @patymaioneseal, estará em live às 18h.

A influencer pernambucana Camila Coutinho, no seu perfil @garotasestupidas, montou uma série de atividades para os internautas, que vão desde a participação de de artistas em suas lives, passando pela prática de yoga, até dicas de cozinha e bom humor.

2. Maratona de séries e filmes

Algumas plataformas estão disponibilizando séries e filmes para quem quiser passar várias horas à frente da TV ou do computador. O Globoplay, por exemplo, liberou parte do seu conteúdo para quem não é assinante do canal. Monstros S.A., Capitão América 2: O Soldado InvernalOs Incríveis e Mulan estão entre os títulos disponíveis até 16 de abril.

No Youtube, você pode encontrar algumas séries originais. Uma das mais famosas é a Cobra Kai, que é uma continuação de Karatê Kid .

Amazon Prime Video está permitindo o acesso gratuito ao primeiro episódio de seu reality show brasileiro, Soltos em Floripa, onde oito jovens partem para uma “jornada repleta de festas, brigas, dramas, diversão e relacionamentos”.

Já o Telecine está dando um mês de seu serviço de streaming para todo mundo. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o site e clicar na opção de teste gratuito durante o cadastro. Seu catálogo, que é todo formado por filmes, é um dos mais vistos e, neste período, deixou disponível produções como Bacurau, Rocketman e Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw.

Por fim, a gente ainda sugere o SPCine Play, que igualmente é uma plataforma de treaming, e também liberou gratuitamente todo o seu conteúdo. Há filmes como Carandiru e vários do Zé do Caixão, a exemplo de À Meia Noite Levarei Sua Alma.

3. Tours virtuais nos museus 

Que tal conhecer aquele museu dos seus sonhos, que você ainda teve a oportunidade de ir? Veja algumas opções abaixo:

– Museu Nacional de Belas Artes (https://mnba.gov.br/portal/)

– Louvre – Parigi (www.louvre.fr/en/visites-en-ligne) 

– British Museum – Londra (www.britishmuseum.org/collection)

– Google Arts &Culture (artsandculture.google.com)  

– Pinacoteca di Brera – Milano (pinacotecabrera.org) 

– Musei Vaticani – Roma (www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo-online.html) 

– Museo Archeologico – Atene (www.namuseum.gr/en/collections) 

– Prado – Madrid (www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works) 

– National Gallery of art – Washington (www.nga.gov/index.html) 

4. Leitura

A leitura é uma das mais importantes fontes de conhecimento. Então, você pode aproveitar esse período de isolamento social para colocar em dia aqueles títulos que estavam sendo preteridos em razão de outras atividades. Várias librarias estão disponibilizando milhares de obras de forma completamente gratuita.

– Brasiliana (site da USP – Universidade de São Paulo) – 3000 mil livros para download. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens

– Biblioteca Digital de Obras Raras – direcionado a pesquisadores, oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas

– Amazon – disponibiliza milhares de e-books gratuitos

– Universia – reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal, moda, estudos, carreira

– Open Library – projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download em diversos idiomas

– Domínio Público – com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões devisitas, o Portal Domínio Público oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas.

5. Cursos online

E já pensou em aproveitar o tempo livre para estudar? Confira as dicas:

– Google Ateliê Digital – Para aprender tudo sobre o mundo online, como websites, marketing digital, e-commerce e mídias sociais, acesse os tutoriais gratuitos do Google

– EaD Sebrae – O Portal Sebrae oferta mais de 100 cursos gratuitos em diferentes áreas

– FGV Online – A Fundação Getulio Vargas é membro do OEC (Open Education Consortium), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet

– ChatClass – Oferta ensino bilíngue através de Inteligência Artificial que funciona via WhastApp. A edtech liberou o conteúdo de inglês gratuitamente até o dia 17 de abril

– Rock Content – Cursos gratuitos de Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing, WordPress na Prática, entre outros

– Facebook Blueprint – A plataforma dispõe de 90 cursos gratuitos por eLearning para quem quer desenvolver conhecimentos de marketing digital

6. Treino em casa

E se você é daqueles que não abre mão de manter o corpo em dia, tem personal trainer disponibilizando treinos sem custo nenhum na internet. A @carolborba é uma delas. Com vídeos no YouTube, ela dá opções de exercícios que podem ser feitos na sala da sua casa, tanto para iniciantes quanto para veteranos.

A @adrianacamargo_yoga, professora de Yoga, também está fazendo aulas gratuitas pelo seu perfil do Instagram. São exercícios para aliviar o estresse e manter a saúde física e mental.

Quer mais? Confere também o IG da @ritalobo, que tem feito lives diárias, sempre às 21h30, falando sobre alimentação saudável. 

Por fim, você ainda pode acompanhar o perfil no Instagram @coisasparafazernaquarentena, que, diariamente, disponibiliza uma dica bacana sobre como ocupar o seu tempo.

Fontes: https://www.techtudo.com.br e https://www.folhadelondrina.com.br/.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda