Projeto Charrette lança sua edição 2015

Nova edição vai contemplar o bairro de Cruz das Almas

Projeto Charrette lança sua edição 2015

O Centro Universitário Tiradentes – Unit participa de mais uma edição do projeto Charrette. O evento aconteceu no mês de janeiro, nas salas 46 e 47, do Bloco “D” e ele buscou soluções para a problemática da mobilidade no trecho compreendido, da ladeira do óleo até o antigo lixão. A grande novidade é que desta vez os alunos do curso de arquitetura vão atuar como monitores.

 Derivada da palavra em francês para pequena carruagem, “Charrette” hoje significa um processo intenso e coordenado, uma metodologia de design adotada internacionalmente. Aplicável a várias escalas de projeto, ele reúne arquitetos, urbanistas, engenheiros, entre outros, como membros do poder público e do setor privado. O evento é organizado especialmente para acomodar rodadas de discussões, apresentações e reuniões, assegurando as melhores ideias e o fomento dos melhores cenários, para que sejam desenvolvidos de maneira consensual. 

Durante a programação da manhã, no auditório I, do Bloco C, Noaldo Dantas apresentou o projeto Charrette “Cruz das Almas”, que possui como objetivo também, transformar as áreas em uma referência de desenvolvido sócio ambiental e econômico. “O planejamento estratégico é de grande importância para qualquer projeto, principalmente para conseguir os devidos investimentos do governo. Para o melhor desenvolvimento do Charrette, precisamos envolver os órgãos públicos nesta causa, esse sentimento de pertencimento é fundamental”. 

Quem também marcou presença no evento foi o Secretário Messias Costa da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió. “Planejar a cidade é de fundamental importância, precisamos criar a cultura do planejamento e assim nos antecipar aos problemas. As cidades estão crescendo de forma rápida e as pessoas moram nas cidades, precisamos buscar boas referencias lá fora e esperamos que através do Charrette muitos problemas possam ser resolvidos”. 

A direção do projeto ficou a cargo do grupo de Arquitetos Urbanistas da Neourbix em parceria com Noaldo Dantas Planejamento e Consultoria, formando uma equipe de excelência em planejamento urbano sustentável.  A charrette de Cruz das Almas é uma realização da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento – SEMPLA, com apoio do Ministério Público Estadual. 

Funcionamento

Na presença da equipe do cliente e de consultores envolvidos no projeto, objetivos e desafios são abordados, permitindo oferta de soluções em tempo real. Um master plan é delineado, de forma interdisciplinar e participativa, resultando em projetos elaborados de maneira colaborativa durante um fórum integrado e compacto. O método da Charrette, usado mundialmente há mais de três décadas, é de eficiência comprovada no uso de recursos, colocando projetistas frente a frente com demais profissionais, num processo altamente eficiente. 

Alunos no Campo

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unit, apesar da primeira turma estar ainda começando o terceiro período, já participaram das palestras de abertura. O interesse é devido a disciplina que eles já estudaram de Planejamento Urbano, com discussões em cima do planejamento da cidade de Maceió. “A presença dessas disciplinas já no começo do curso de Arquitetura é um dos grandes diferenciais da matriz curricular, pois possibilita ao aluno a união entre a prática e teoria”, colocou a coordenadora do curso de Arquitetura Mônica Viana. 

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda