Projeto realiza entrega de bicicletas de carga a catadores de Maceió

Ação faz parte do Projeto Relix, que promove conscientização ambiental. Exposição de fotografias e peça de teatro também foram realizadas.

G1

Projeto realiza entrega de bicicletas de carga a catadores de Maceió

Catadores de entulho de Maceió receberam neste domingo (8) 30 bicicletas de carga, que os ajudarão no trabalho diário em toda a capital. A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro.

As bicicletas, chamadas de “Ciclolix”, também serviram de suporte para expor fotos de catadores da capital. Uma delas era da Maria Goreti da Silva Batista, que trabalha catando entulho na região do Benedito Bentes. Empolgada, ela chamou a atenção da reportagem do G1 para mostrar a fotografia em que ela aparece.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brinca Goreti.

A idealizadora do projeto conta que a proposta, além de conscientizar sobre a relação das pessoas com o lixo, tambem trouxe dignidade para os catadores.

“Sinto que a gente poderia fazer muito mais. Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrsados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina.

Além da entrega das bicicletas, o projeto também apresentou uma peça de teatro, o Espetaculix. Ele é um espetáculo que circula em diversas cidades do estado, e que já soma 130 performances e mais de 30 mil espectadores, e conta com a participação de atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo.

Várias pessoas foram à praça Multieventos, onde as ações se concentraram, para assistir à apresentação.

Atividades
Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos e intervenções em espaços públicos.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda