Realidade Virtual – a tecnologia que vai revolucionar o mercado

Já viu aquelas filas imensas em shoppings ou eventos só para experimentar os novos óculos de realidade Virtual? Se você já se perguntou porque todo mundo está tão animado com essa nova tecnologia, está na hora de você entender como a Realidade virtual vai fazer uma revolução.  O que a Realidade virtual faz é enganar […]

Realidade Virtual – a tecnologia que vai revolucionar o mercado

Já viu aquelas filas imensas em shoppings ou eventos só para experimentar os novos óculos de realidade Virtual? Se você já se perguntou porque todo mundo está tão animado com essa nova tecnologia, está na hora de você entender como a Realidade virtual vai fazer uma revolução. 

O que a Realidade virtual faz é enganar nossos sentidos através da tecnologia. Ao simular ao máximo a sensação de realidade, que permite a imersão num ambiente que foi recriado virtualmente.   

Os óculos bloqueiam qualquer estímulo externo, ou seja, nossos sentidos não captam nada que não seja sendo reproduzido através do computador. Faz-se uso de efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis, em tempo real. Outros elementos também podem ser usados, para deixar a experiência ainda mais real, como desnível no solo. Em alguns casos, pode ser que haja possibilidade de interação do usuário. 

Não faz muito tempo que começamos a ver os óculos e jogos sendo desenvolvidos com a realidade virtual, mas a ideia já é bem antiga. O conceito só surgiu em 1970, mas antes disso, em 1950, já eram usados simuladores de voo que contribuíram para o avanço no conhecimento da realidade virtual. E acreditem ou não, em 1987 já eram vendidos capacetes e luvas digitais. 

A tendência é que ela se torna cada vez mais acessível e presente no nosso dia-a-dia. Com isso em mente, e com o interesse do público se tornando cada vez maior, as empresas estão investindo mais e mais. 

A indústria de jogos, por exemplo, passará por uma nova fase impactante. Com o desenvolvimento de jogos cada vez mais imersivos e menos passivos. Os novos aspectos interativos da realidade virtual devem atrair novos jogadores. 

Uma grande parte dos lançamentos que tomamos conhecimento são voltados para o campo do entretenimento. Mas também existe um grande investimento em outras áreas técnicas. 

A realidade virtual promete revolucionar o estudo em universidades e até mesmo nas escolas. Hoje em dia já podemos ver o resultado de estudos feitos por universidades, principalmente em medicina, envolvendo novos tratamentos para fobia e alívio da dor em procedimentos dolorosos, por exemplo. 

Outro campo útil onde a realidade virtual poderá ser usado é no treinamento e desenvolvimento profissional, muito mais eficaz e livre de riscos com a realidade virtual. Na medicina, médicos podem “treinar” uma cirurgia, por exemplo, e chegar a resultados muito mais positivos. 

O exército militar americano está trabalhando num projeto para o treinamento de soldados, chamado Future Holistic Training Environment Live Synthetic que faz o soldado ser transportado virtualmente para um ambiente de batalha. A recriação de jatos, áreas, armas e situações é feita por operadores que têm acesso ao desempenho e à atividade do soldado. 

Já está mais que óbvio que a realidade virtual veio para conquistar o mercado, mas o mais interessante é como ela vai mudar a sua vida. Quer saber o que está vindo por aí? Confira no infográfico logo abaixo.

Infografico

Fonte: banda larga net

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda