Secretaria da Cultura leva apresentações artísticas e oficinas para Arapiraca

Atividades serão realizadas durante primeira ação do Governo Presente, que acontece na próxima sexta (29) e sábado (30)

Secretaria da Cultura leva apresentações artísticas e oficinas para Arapiraca

Estimular e difundir as manifestações culturais são as propostas da Secretaria de Estado da Cultura para as ações do programa Governo Presente, que será realizado na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), em Arapiraca. A programação do órgão para a ação conta com apresentações artístico-culturais e encontro dos gestores.

“Nossas atividades visam ao resgate dos nossos folguedos populares, à valorização dos artistas locais e à disseminação da nossa diversidade cultural. Será também um momento para ouvir a comunidade da região Agreste e colher as sugestões e demandas para o desenvolvimento da cultura local”, declarou a secretária Mellina Freitas.

As ações da Secretaria de Estado da Cultura estão dentro do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos.

O Pacin visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região. 

Apresentações culturais 

Para abertura oficial, o mestre Afrísio comandará a recepção ao som do acordeom, na Arena Multiuso. Ainda na tenda, serão realizadas apresentações artístico-culturais com grupo circense, pastoril e chorinho.

Na Arena Saber e Lazer, serão exibidos filmes para estudantes do ensino fundamental. Dez longas-metragens nacionais e de animação proporcionarão lazer e entretenimento para os alunos no cinema do Planetário. 

A comunidade que estiver presente na Arena Cidadania, assistirá espetáculos teatrais e apresentações de mágicos e malabares.

Encontro dos Gestores de Cultura

Durante o Governo Presente, será realizada a Oficina de Proposta de Implantação de Consórcio Intermunicipal, que reunirá todos os gestores de cultura do Estado. A oficina acontecerá no auditório do Sebrae, das 09h às 17h, e será ministrada pelo consultor Américo Cordula.

O Consórcio é uma proposta unificada para os municípios, na busca de ampliar as ações e fortalecer as políticas públicas culturais, firmando parcerias e possibilitando captação de recursos junto ao Governo Federal.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda