Secretária de Educação de Maceió participa de workshop com consultora de educação da Finlândia

Em curso, finlandesa compartilha a experiência do país europeu, reconhecido pela qualidade de seu sistema de ensino, com educadores do Nordeste

CDI Comunicação

Secretária de Educação de Maceió participa de workshop com consultora de educação da Finlândia

Em busca de conhecimento sobre boas práticas na educação mundial, a Secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dorea, participou nesta terça-feira (12) de workshop sobre o sistema educacional da Finlândia, país reconhecido pela excelência no setor. A edição Nordeste “Inspirações Finlandesas” reuniu 370 gestores e diretores da rede municipal de Maceió, Recife e Natal no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no Centro de Recife.

A secretária esteve no curso da professora Eeva Kaarina Penttilä, consultora do Ministério de Educação da Finlândia. O país nórdico de 5,5 milhões de habitantes conta com alto desempenho dos indicadores de educação e de qualificação da população. Atualmente 99% dos jovens concluem o ensino médio, o maior índice global.

Entre as lições da Finlândia, Eeva enfatizou um dos pilares do sistema educacional: a autoavaliação. “Nós levamos a sério a opinião das nossas crianças e elas têm que se autoavaliar desde a educação infantil”, disse. Segundo o Eeva, o bom desempenho dos alunos só pode ser conquistado quando eles são agentes da aprendizagem. No processo de autoavaliação, eles identificam dificuldades, traçam metas e descobrem caminhos para alcançá-las.

O evento foi promovido pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A Secretaria Municipal de Educação de Maceió é parceira da empresa e aplica em 16 escolas a metodologia Menteinovadora – que integra jogos de raciocínio à grade aulas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

 

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda