Segmento cultural define ações para o dia da Consciência Negra

Evento reuniu representantes da cultura afro-alagoana

Segmento cultural define ações para o dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro representa um marco para a cultura afro-brasileira. A data celebra a luta da população negra pela liberdade, simbolizada pela resistência dos escravos do quilombo liderado por Zumbi dos Palmares. A fim de promover um evento participativo, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Palmares promoveu a 1ª Reunião de Planejamento Estratégico para o Mês da Consciência Negra.

Durante dois dias, representantes da cultura afro-alagoana debateram as atividades que serão realizadas durante o mês de novembro. O encontro foi mediado pelas equipes técnicas da Superintendência de Diversidade e Identidade Cultural da Secult e da coordenação de gestão estratégica da FCP. “Foi um momento importante de integração entre a comunidade e órgãos governamentais, onde alinhamos as estratégias e ações que irão marcar este 20 de novembro como uma data de consciência efetiva e combate ao racismo”, declarou a secretária Mellina Freitas.

Na ocasião, o coordenador geral de gestão estratégica da FCP, Sandro Santos fez um balanço das atividades ocorridas nos anos anteriores e apresentou as diretrizes para a realização de um Festival de Cultura. “Definimos as etapas, critérios e categorias do 1ª Festival de Cultura 20 de Novembro. Será uma ação que irá disseminar a arte afro-brasileira e fomentar a nossa cultura”, explicou o coordenador.  

Os representantes do segmento afro-alagoana participaram de oficinas de elaboração de projetos e capacitação de gestão dos programas de turismo étnico-cultural. Ao final, os participantes elaboraram um calendário para realização de oficinas e programação de atividades para o dia 20.

 A reunião também contou com a participação da representante regional da FCP, Élida Miranda, e Edi Freitas, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da FCP.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda