Série de retratos em preto e branco traça paralelo entre filósofa grega e alagoanas de sucesso

Mulheres fortes, talentosas e que fazem bonito em áreas tão diversas quanto a música, a gastronomia, a política e a psicologia: em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Parque Shopping inaugura nesta quarta (2/3) a exposição fotográfica “Hipátia de Alexandria e a Mulher das Alagoas”, o mais novo projeto do fotógrafo Jorge Fernando Vieira, com curadoria do […]

Série de retratos em preto e branco traça paralelo entre filósofa grega e alagoanas de sucesso

Mulheres fortes, talentosas e que fazem bonito em áreas tão diversas quanto a música, a gastronomia, a política e a psicologia: em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Parque Shopping inaugura nesta quarta (2/3) a exposição fotográfica “Hipátia de Alexandria e a Mulher das Alagoas”, o mais novo projeto do fotógrafo Jorge Fernando Vieira, com curadoria do também fotógrafo Thiago Sobral.

Para a exposição, 18 profissionais de destaque nascidas ou ligadas a Alagoas foram retratadas em preto e branco, sempre em seus ambientes de atuação, como a museóloga Carmem Lúcia Dantas, a bailarina Maria Emília Clark, a atriz Ivana Iza e a artesã D. Irinéia. Além do trabalho fotográfico, Vieira, que também é poeta, assina trechos sobre cada uma das homenageadas para acompanhar as imagens.

A homenagem é inspirada na história da filósofa e matemática grega Hipátia de Alexandria, “uma mulher à frente de seu tempo”, conta Jorge Vieira, acrescentando que o projeto “propõe um paralelo desse perfil na imagem da mulher alagoana”. “A simplicidade ousada da fotografia de Jorge Vieira me encanta”, diz o curador, Thiago Sobral. “Ele enxerga beleza nas coisas mais singelas e traduz em imagens poéticas”, completa.

Aberta ao público de 2 a 31 de março, no piso L2, a exposição contará com um coquetel de inauguração oficial no dia 8 de março, às 19h.

 

Sobre Jorge Vieira

Jorge Vieira é alagoano, nascido e Maceió no ano de 1965. Enveredou na produção criativa em meados da década de 1980. Autodidata, transitou por diversas manifestações do fazer artístico. Óleo sobre tela, pirogravura, cerâmica e bambu, quando alcançou maior projeção, além de fronteiras de Alagoas, criando e executando objetos, mobiliário e ambientes.

Fotógrafo dedicado a projetos sócio-culturais e ambientais, em junho de 2015 fez sua primeira exposição, “Lagoa – O que Faço com Tudo Isto?”, em parceria com o desenhista Paulo Caldas. Em novembro de 2015, “Palmares e Viveres – A Serra da Barriga e seu Entorno 305 anos após o Fim do Quilombo dos Palmares”, seu segundo projeto exposto, sempre com inserções poéticas. É integrante da Confraria Nós, Poetas e do Perambular Fotográfico.

 

Sobre Hipátia de Alexandria

Hipátia foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática, chefe da escola platônica de Alexandria. Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas matemáticos. Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam por que jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade. Acusada de exacerbar um conflito entre Orestes e Cirilo, respectivamente governador e bispo de Alexandria, foi assassinada por uma multidão de cristãos justo num 8 de março, no ano de 415.

 

Confira a lista de homenageadas da exposição:

Patrícia Possas – gastronomia

Nide Lins – crítica gastronômica
Nara Cordeiro – canto
Selma Britto – música
Arilene de Castro – cinema
Gal Monteiro – comunicação de massa
Ivana Iza – teatro
Ana Clark – fotografia
Josefina Novaes – folclore
Fátima Calegari, psicologia
Cármen Dantas – cultura
Maria Goretti – jornalismo
Marta Arruda – artes visuais
Maria Emília Clark – ballet
Júlia Tavares – arquitetura
Heloísa Helena – política
Mãe Neide – religiosidade
D. Irinéia, artesanato

 

 

Serviço:

Exposição “Hipátia de Alexandria e a Mulher das Alagoas”, com fotos de Jorge Fernando Vieira

Local: Parque Shopping (Piso L2)

Data: a partir do dia 02/08, com coquetel para imprensa e convidados no dia 08/02

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade