Sesc das Artes Arapiraca

O Teatro Hermeto Pascoal receberá a apresentação Musical “Coco da Raiz ao Pop”, com o multiartista Igor Machado (Coco Pop Xote Novo) e o Mestre de Cultura Popular Pai Alex Gomes (Coco dos Gomes), ambos de Alagoas.

Assessoria de Comunicação / Rosana Dias

Sesc das Artes Arapiraca

O Teatro Hermeto Pascoal receberá nesta sexta-feira dia 18, às 19h a apresentação Musical “Coco da Raiz ao Pop”, com o multiartista Igor Machado (Coco Pop Xote Novo) e o Mestre de Cultura Popular Pai Alex Gomes (Coco dos Gomes), ambos de Alagoas. A apresentação faz parte do Projeto Sesc das Artes.

A partir das relações artísticas que Pai Alex Gomes e Igor Machado estabelecem com o universo poético musical de Alagoas, sobretudo das ligações com as tradições de matrizes nagô?juremeiras que atravessam rios, mares e sertões, faz surgir a ideia de “Coco da Raiz ao Pop”, cuja proposta é trazer aos palcos a arte da terra, do chão batido, da voz que ecoa até alcançar outras dimensões, do trupé que afirma: Esse chão é nosso! Em 2014, Igor Machado conheceu Alex Gomes, o patriarca dos Gomes, a partir de pesquisas para o documentário “O Juremeiro de Xangô”. O Projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, Através do edital Curta Afirmativo 2014. Igor assina como roteirista, diretor assistente e trilha musical. Igor Machado em 2012 é contemplado no edital microprojetos da bacia do São Francisco, para então produzir e gravar, ao lado do coletivo por ele articulado, Arteiros S/A, o disco “Coco Pop Xote Novo”, fazendo com que o grupo aprofundasse suas buscas na música, sem, contudo, perder o diálogo com a literatura, teatro e circo. Foi começando como riacho, que o Coco Pop Xote Novo desaguou na 7ªFeira dos Municípios de Alagoas em janeiro de 2013. Em seguida, nas Festas dos santos juninos de 2013, compondo as programações das cidades de Arapiraca, Maceió, Traipú, Craíbas e outras. Passaram pela Feira da Reforma Agrária de Arapiraca e várias outras apresentações. Concorreu e foi contemplado no edital “Mais Cultura nas Escolas” do MINC/MEC.

ALEX GOMES

Mestre de Cultura Popular. Tocador de Pífano, aprendeu ainda menino na cidade de Igaci/AL, onde nasceu e viveu até seus 11 anos. Morou em Maceió durante a adolescência e lá pode conviver com mestres e mestras da cultura popular. Aos dezenove anos passa a residir na comunidade quilombola “Carrasco”, no município de Arapiraca, criando seu primeiro terreiro de candomblé. Permanecendo lá por alguns anos. Atualmente reside na zona urbana de Arapiraca, onde mantém o Ilè Axé Odara Xangô Agodô e a Fazendinha de Zé da Pinga. Junto com seus filhos do axé e outros parceiros, criou, no ano de 2005, a ONG Casa de Caridade de Candomblé Ilé Axé Dará Xangô Oyá. A ONG Casa de Caridade, liderada pelo Pai Alex Gomes, vem desde sua criação se dedicando ao enfrentamento das desigualdades sociais, por meio da cultura, sobretudo as de matriz nagô?juremeira.

Sesc das Artes Arapiraca
O Quê: Coco da raiz ao pop com Igor Machado e Coco dos Gomes
Local: Teatro Hermeto Pascoal, Sesc Arapiraca
Informações: 3482-2402/ 3482-2400

Data: 18/08/2017
Horário: 19h, Entrada Franca (ingressos 01h antes)
Classificação: Livre

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda