Sesc promove semana da cultura em Arapiraca

De 17 a 21 de agosto, na Unidade Sesc Arapiraca

Sesc promove semana da cultura em Arapiraca

Agosto é caracterizado como mês da Cultura Popular, mais precisamente pela passagem da data 22/08, Dia do Folclore. E em referência a essa comemoração, o Sesc estará promovendo a Semana da Cultura, voltada à valorização e apreciação de grupos folclóricos, que será realizada na Unidade Sesc Arapiraca, de 17 a 21 de agosto.
A programação é aberta ao público e terá apresentações de grupos folclóricos, contação de histórias, apresentação lítero-musical, cinema, leitura da coleção Coco de Roda de livros infantis, além de oficinas artísticas.
Manifestações populares
A diversidade presente no patrimônio cultural de Alagoas é ampla. O Estado é um celeiro de folguedos e são várias as manifestações populares existentes. Reisados, cheganças, pastoris, guerreiros, quilombos, taieiras, cabocolinhos e fandangos são alguns exemplos.
Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, tem representativo valor cultural por apresentar manifestações expressivas, como catadores e violeiros apresentam-se nas feiras livres, do Mestre Nelson Rosa, Coco de Roda (Registro do Patrimônio Vivo e Cultural de Alagoas), as Destaladeiras de Fumo com suas cantigas que lembram a poesia medieval portuguesa, constituem-se na mais importante atração do folclore local, além dos folguedos tradicionais, como Pastoril, Guerreiro, Coco-de-roda, dentre outros.
A realização da Semana da Cultura proporcionará o contato com os artistas populares e grupos de folguedos locais, além da possibilidade dos artistas mostrarem seus trabalhos (danças e cantigas).
Sobre a coleção Coco de Roda
A coleção Coco de Roda é destinada ao público infantil e reúne obras cuja temática versa sobre a cultura, a história e a geografia de Alagoas. As obras do acervo da Biblioteca do Sesc Arapiraca são: A Menina de Barro (Gianinna Bernardes, com ilustrações de Pablo Perez), Pescando historias à beira-mar (Daniel Libardi e Adélia Souto com ilustrações de Emanoel Melo), Embolados (Nivaldo Vasconcelos com ilustrações de Herbert Loureiro), O segredo do rio mundaú (Sara Albuquerque com ilustrações de Bruno Clériston), O Baile Das Meninas (Geisa Andrade com ilustrações de Thiago Oliveira), O Marinheirinho Do Pontal (Maryana Vieira Damasceno com ilustrações de Thiago Oli), Lampião e a Baleia da Serra (Mariana Tavares, com ilustrações de Herbert Loureiro), Ei, Você Viu Luizinho? (Sara Albuquerque, com ilustrações de Bruno Clériston), A Menina Singeleza (Renata Baracho, com ilustrações de Lucas Nascimento).

Sobre Lílian Rodrigues

Formada em Música – Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas é Flautista, participou de vários cursos que engrandeceram sua formação um deles foi em 2014, o de Musicalização no 18° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG), além da participação em diversos projetos, foi Flautista no projeto Modinhas do Meu Brasil, apoiado pela FUNARTE em 2012, no ano de     2013 teve participação como flautista no projeto Coco Pop Xot Novo, apoiado pela Funarte e em 2014 foi idealizadora, cantora e flautista do show Além do Mar.

Programação:

17/08 – 09h às 11h30/ 13h30 às 17h        

Contação de Histórias (Lendas Folclóricas) com a trupe Gogó da Ema;

Oficina Literária;

Cinema ;

15h – Guerreiro da AAPIAR (Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Arapiraca).

18/08 – 10h às 11h/ 14h às 15h  

Apresentação Lítero-musical com Lilian Rodrigues;

Exibição de Curtas-metragens;

Leitura de livros da coleção Coco de Roda;

Oficina Literária.

19/08 – 09h às 11h30/ 13h30 às 17h        

Pastoril TSI (Trabalho Social com Idoso) de Arapiraca;

Exibição de Curtas-metragens;

Contação de Histórias (Lendas Folclóricas) com a trupe Gogó da Ema.

20/08 – 09h às 11h30/ 13h30 às 17h        

Oficina Folclórica (Confecção de chapéus de Guerreiro);

Exibição de Curtas-metragens;

Leitura de livros da coleção Coco de Roda.

21/08 – 09h às 11h30/ 13h30 às 17h        

Contação de Histórias (Lendas Folclóricas) com a trupe Gogó da Ema;

Exibição de Curtas-metragens;

14h- Guerreiro Asa Branca.

Serviço:
Semana da Cultura
Período: 17 a 21 de agosto de 2015
Horário: 09h às 11h30 / 14h às 17h
Local: SESC Arapiraca
Informações e agendamentos de grupos: 3482-2402/ 3482-2415

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda