Sucos cítricos auxiliam na prevenção de pedras nos rins

O ácido e as vitaminas presentes nas frutas têm fatores protetivos para o órgão

Sucos cítricos auxiliam na prevenção de pedras nos rins

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma doença relativamente comum que atinge 12% da população. Causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina, a enfermidade apresenta como sintomas dores nas costas, dor e sangue ao urinar, náuseas e vômito. Uma vez que ela é identificada, o tratamento pode ser realizado através de medicamentos e até intervenções cirúrgicas nos casos mais graves. O que muita gente não sabe é que os temidos cálculos podem ser evitados com uma alimentação balanceada e com a prática de exercícios físicos. 

De acordo com o urologista Guilherme Maia, do Hospital Santa Joana Recife, uma dieta rica em proteína, sal e açúcar em excesso pode facilitar o aparecimento da doença. “A melhor forma de prevenir é mudar os hábitos com alimentos saudáveis, com menos sódio, e ingerir muita água sempre”, explica. “O ideal é beber de dois a três litros por dia”, ensina. Entre os alimentos indicados para incluir na dieta estão os sucos cítricos, como limão, laranja e tangerina. É que alguns estudos mostraram que a vitamina C e o citrato presente nas frutas ajudam a combater os radicais livres e a regular o PH da urina. “Isso deve ser associado ao consumo de legumes, verduras e frutas”, sugere Maia. 

Já na lista do que deve ser evitado estão os alimentos em conserva, embutidos, enlatados, salgadinhos para aperitivos, molhos prontos, temperos, queijos amarelos, refrigerante e sucos artificiais. Também é importante diminuir a ingestão de sal nas refeições, assim como o consumo de carne em excesso e produtos de origem animal. Outros itens como café, bebidas achocolatadas e chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar também devem ser consumidos com moderação porque são ricos em oxalato e contribuem na formação dos cálculos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda