Sugestão de exercícios aeróbicos para fazer em casa

Na rotina agitada do dia a dia às vezes falta tempo, disposição ou dinheiro para praticar atividades físicas em academias. Mas, a boa notícia é que também é possível ficar em forma e manter a saúde em dia se exercitando em casa e conseguir os mesmos resultados. Para isso não é preciso investir em muitos […]

Sugestão de exercícios aeróbicos para fazer em casa

Na rotina agitada do dia a dia às vezes falta tempo, disposição ou dinheiro para praticar atividades físicas em academias. Mas, a boa notícia é que também é possível ficar em forma e manter a saúde em dia se exercitando em casa e conseguir os mesmos resultados. Para isso não é preciso investir em muitos aparelhos e acessórios. Basta usar a criatividade e adaptar os recursos disponíveis. Atenção para as dicas: 

Corda – Pular corda não é mais apenas uma brincadeira de criança. Pelo contrário, a atividade ajuda a emagrecer e pode ser um exercício divertido para toda a família. Alguns profissionais afirmam que aliada a uma dieta equilibrada, a prática pode eliminar até 5 quilos em um mês. 

Subir e descer degraus/escada – A prática de subir e descer escadas pode tonificar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o condicionamento físico, proporcionando mais disposição e fôlego para as atividades diárias. Com isso, ela também contribui para uma melhor desenvoltura em outros exercícios aeróbicos como corridas e caminhadas. 

Agachamento – Essa opção é super válida para quem quer fortalecer os músculos das pernas, bumbum e panturrilha. Para fazer é só abrir as pernas na linha dos ombros e descer flexionando os joelhos até as pernas formarem um ângulo de 90 graus. 

Levantamento de peso – Levantando peso em casa é possível trabalhar os músculos do bíceps e tríceps. Para isso, basta segurar um saco de mantimentos de cerca de 2 kg em cada mão e manter a repetição de movimentos com os braços de cima para baixo. Quem preferir, também pode começar com fazendo algumas séries de flexão de braço, popularmenteconhecida como ‘marinheiro’. Ela fortalece os músculos peitorais, o tríceps e o deltoide. 

Abdominal – Esse exercício é certeiro para os que querem trabalhar os músculos do abdômen e deixar a barriga trincada. Para praticar, basta deitar sobre um pequeno colchonete e começar. Além do abdominal tradicional, também há outros diversos tipos que podem ser alternados durante o treino. Outra opção é fazer a famosa “prancha”, com os antebraços apoiados no chão e o corpo suspenso.

Dança – Além de movimentar um grande número de músculos, dançar também é uma ótima opção para relaxar do estresse do dia a dia e se divertir. Uma hora de aula/dança elimina aproximadamente 350 kcal.

 Mas, atenção. A escolha da roupa ideal também é importante mesmo para quem for se exercitar em casa. Afinal, optar pelo melhor tipo de tecido pode ajudar a acelerar o resultado e melhorar o rendimento dos exercícios praticados. Andréa Albuquerque, da Pratadacasa, indica o uso de peças bem leves, como camisetas, legging básica e short. “Por estar em casa, a pessoa pode optar por looks mais simples, mas não deve descuidar quanto à qualidade da peça. É necessário que o tecido garanta respirabilidade e leveza para o corpo”, explica. “Também é preciso escolher um tênis adequado com amortecedor para dar mais sustentabilidade para as pernas e panturrilhas”, finaliza.

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