Treino para mulheres: mais qualidade de vida para o sexo forte

Autoconhecimento e bem estar são apenas alguns dos benefícios que os exercícios proporcionam as mulheres

Treino para mulheres: mais qualidade de vida para o sexo forte

No próximo dia 08 de Março, é celebrado no Mundo inteiro o Dia Internacional da Mulher. O sexo, nada frágil, se fortalece a cada dia não só na luta social, mas também fisicamente. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado Fitness do mundo e as mulheres são as maiores responsáveis por essa marca. Esse consumo é explicado pelos diversos efeitos benéficos ao corpo feminino resultantes de horas de treino semanal.

E quando se fala em benefícios, esqueça aquela tradicional história de emagrecimento, definição muscular, dieta e tudo mais. A realidade é que o treino proporciona benefícios ainda mais profundos para o funcionamento do corpo da mulher. Melhoria do funcionamento intestinal, redução da retenção de líquidos, aumento da sensação de bem estar e aumento da produção de hormônios femininos estão entre esses benefícios.

Para aquelas mulheres que sofrem intensamente com TPM e o ciclo menstrual, o treino aeróbico regular favorece a redução dos sintomas. No caso das mulheres gestantes, está comprovado que grávidas ativas fisicamente recuperam mais fácil e rapidamente o seu peso, assim como sentem um alívio grande das dores de costas, uma melhor circulação, menos inchaço e até conseguem prevenir a depressão pós-parto e estados de ansiedade.

“As atividades físicas regulares garantem maior bem estar e qualidade de vida para as mulheres seja qual for o seu período de vida” afirma a psicóloga Luciana Cavalcante, sócia da Academia Personalle Fitness, na Ponta Verde. Ainda segundo a profissional, psicologicamente é essencial para a mulher estar feliz com o próprio corpo e isso implica não apenas mudanças externas, mas também internas e a prática de exercícios contribui para tais mudanças.

Os diversos exercícios como Pilates, musculação, dança, aeróbicos e de alta intensidade elevam a autoestima da mulher e garantem transformações internas, que são, em muitos casos, mais importantes, pois diminuem os riscos de doenças e aumentam o conhecimento dela sobre o próprio corpo.

Para a educadora física Karine Campos, instrutora de musculação na Personalle Fitness, é essencial esse autoconhecimento, e a prática de exercícios físicos simboliza essa liberdade de escolha sobre o próprio corpo, agregando ainda mais benefícios que estão intimamente ligados a mente feminina.

 

Além disso, a profissional ressalta a importância da musculação para mulheres. Segundo ela, diversos mitos precisam ser quebrados para que a mulher possa melhorar ainda mais a relação com o próprio corpo e começar por entender os reais benefícios da musculação para mulheres é bom começo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda