Veja as tendências de decoração que estão em alta no mercado

Arquitetas falam sobre o que mais se destaca atualmente quando o assunto é design de interiores.

Veja as tendências de decoração que estão em alta no mercado

Quando o assunto é decoração, fica difícil escolher dentre tantas novidades que estão disponíveis no mercado. Especialmente quando os mínimos detalhes, da finalização utilizada na mobília à estampa do papel de parede, fazem total diferença na composição do ambiente. Para falar sobre design de interiores, nós conversamos com arquitetas que estão participando da CASA COR Pernambuco e que destacaram as mais fortes tendências da atualidade, utilizando-as, inclusive, na construção dos espaços que assinaram na mostra. 

Sustentabilidade talvez seja a mais forte tendência de todas. Assunto recorrente em todos os segmentos da sociedade, na arquitetura não é diferente. “Reutilizar o que o espaço já oferece é uma ótima iniciativa. Além de ser uma alternativa barata, preserva a identidade do imóvel. Na CASA COR, por exemplo, a gente aproveitou o piso, que foi restaurado, assim como os portais da porta e janelas. Perpetuamos a arquitetura do local e ainda preservamos o patrimônio”, explica Ana Cristina Cunha, responsável pelo quarto de casal da mostra. “Seguindo essa mesma linha, o indicado é a utilização de lâmpadas de led, que além de serem mais baratas, podem ser utilizadas da forma mais conveniente para o ambiente em questão.” 

As chamadas pedras frias, como o mármore, também estão em alta, mas com nova roupagem. “Em vez de utilizá-las como bancada ou piso, elas passam a ser parte da decoração, recebem outra utilidade”, explica, destacando um material novo no Brasil chamado dekton, de alta durabilidade e resistente à corrosão e altas temperaturas. No quesito cor, Ana Cristina Cunha destaca a utilização de cores neutras, mas com finalização de cores fortes. “O dourado voltou a ser muito utilizado. O indicado é que ele seja aplicado em detalhes pontuais, que não vão atrapalhar a harmonia do local”, explica. 

Veruska de Paula e Daniela Sá, arquitetas à frente do Projeto Único, reforçam essa dica. Elas destacam a utilização de cores mais fortes, assim como estampas, em poltronas stantment e big easy, que valorizam o ambiente. “As poltronas dão vida a um ambiente. Além de serem superconfortáveis, elas conseguem deixar o espaço bem descontraído e ousado”, afirmam, destacando, ainda, que mesclar vários estilos é uma forma de personalizar o espaço. “Vale tudo: unir o contemporâneo com o vintage e o retrô, por exemplo.”

 Personalizar a decoração, com a execução de móveis e papeis de parede feitos sob medida, conceito oferecido pela Bontempo, além de tornar todo o projeto único, permite que seja feita essa mistura de estilos. Esse tipo de processo segue à risca o desenho do arquiteto, evitando adaptações e criando ambientes exclusivos. Por fim, “Utilizar a arte popular em um contexto mais sofisticado é algo que talvez nunca saia de moda”, conclui Ana Cristina Cunha.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda