Vera Gamma e Rogério Gomes inauguram “Radiografia Urbana II” em Maceió

Com curadoria de Carol Gusmão, a mostra estreia nesta quinta-feira (24), às 19 horas, na Galeria Gamma.

Vera Gamma e Rogério Gomes inauguram “Radiografia  Urbana II” em Maceió

 A exposição itinerante “Radiografia Urbana II” será inaugurada nesta quinta-feira, dia 24, às 19 horas, na Galeria Gamma. Resultado de estudo e parceria de mais de três décadas entre Vera Gamma e Rogério Gomes, a mostra concretiza a realização de um trabalho especifico no qual os artistas põem em prática a ação conceitual aludida, como alicerce à contemporaneidade da arte, inferindo interesses arrogados à percepção da cidade como um organismo vivo e mutável.  

Radiografia Urbana iniciou sua itinerância em fevereiro deste ano, em São Paulo, na luis Maluf Art Gallery. Lá a curadoria foi assinada por Ana Cristina Carvalho. Em Maceió, a curadoria fica por conta da arquiteta Carol Gusmão. Trata-se de um projeto itinerante, no qual modificações visuais e iconográficas vão acontecendo reguladas por novas experiências e observações absorvidas pelos artistas nas cidades onde a mostra vai acontecendo, sem que se perca a concepção fundamental do escopo originário: explorar a intimidade da urbe como elemento vivo sujeito a mutabilidade sócio conjunturais.  

Para Carol Gusmão, Radiografia Urbana II se faz enquanto plástica e também convite à reflexão sobre o ser o e estar contemporâneos. De maneira exemplar, nos indica que estas ações podem se tornar um árduo exercício, e onde nossas escolhas são as únicas a nos conduzir perante o que desconhecemos e aquilo que nos aliena da própria humanidade. “A harmonia existirá, mas não virá de outrem que não nós mesmos”, declara Gusmão. 

Nesse contexto, Vera Gamma sublinha, através de suas obras, paisagens aparentemente intangíveis, mas que, através de uma arquitetura geográfica, trazem à tona, plasticamente, as forças com as quais o espaço se organiza no interior profundo de tempos para aquém e além de nosso alcance.  O olhar da artista rasga, corta, esgarça, penetra, observa e registra metodicamente a matéria bruta da qual toda origem parece ser gerada.  

Ao elidir a figura humana, Rogério Gomes nos conduz delicadamente a um universo cenograficamente esvaziado, e onde a ação criativa (humanizada) se mixa à solidão cotidiana do sujeito inerte (desumanizado), retecendo relações entre a entropia e a necessidade da ordem, entre o apolíneo e o desejo pelo dionisíaco. 

Gusmão faz um contraponto entre a obra de Vera e Rogério, “Se Gamma nos faz penetrar no escuro profundo da matéria orgânica, Rogério Gomes nos oferece o outro gume da faca: aquele que, sendo “demasiadamente humano”, evoca os paradoxos que sempre foram pertinentes à construção destas imagens-corpo-cidades.   

Serviço: 

Radiografia  Urbana II 

Artistas: Vera Gamma e Rogério Gomes

Abertura: 24 de novembro| Horário: 19h00

Local: Galeria Gamma

Endereço: Av.Luiz Ramalho de Castro, 899 Jatiúca 57036-050 Maceió/AL

Visitação: até fevereiro de 2017

Horários de visitação: Segunda Sexta – 14h às 19h | Sábado – 09h às 13h

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda