Notas do tempo
Grupo Flor de Mandacaru retorna aos palcos com dois shows e integra gerações da música alagoana
Texto de Iara Malta Fotografia: João Erisson
O tempo é o fio que costura vidas, memórias e canções no novo espetáculo do grupo Flor de Mandacaru, Notas do Tempo: Flor de Mandacaru Convida. Este ano, as quatro alagoanas sobem ao palco para duas apresentações: a primeira no dia 28 de novembro, em Santana do Ipanema, e a segunda, no dia 5 de dezembro, em Maceió.
Com uma proposta sensível e potente, o show reunirá o quarteto do grupo Flor de Mandacaru — formado por mulheres 50+ — e trará a novidade das participações de três jovens artistas convidadas: Rafaela Quintino, Suzi Mariana e Brenda Lima. Cada uma, com sua identidade musical, contribui para um diálogo sobre o tempo em suas múltiplas camadas: memória, transformação, passagem, espera e eternidade.
O repertório passeia por canções que abordam o tempo em suas diferentes formas — o que passa, o que muda, o que permanece. As músicas, autorais e escolhidas, conduzem o público por paisagens sonoras que unem vivências, saberes e sentimentos, em uma troca artística onde a escuta mútua e o respeito às trajetórias são protagonistas.
Mais do que um show, Notas do Tempo propõe um encontro entre gerações. A maturidade e a resistência do Flor de Mandacaru se unem à pulsação e ao frescor das convidadas, criando uma narrativa musical em que o tempo deixa de ser apenas tema e se torna presença viva.
A direção musical é assinada por Willbert Fialho, que também assume o violão e a guitarra, ao lado de Fabrício Rossi (baixo), Elisson Xuxa (bateria)e Ronalso Cirino (Percussão). O grupo é formado por Cleane Cavalcante, Maria Costa, Rosiane Soares e Wedna Miranda, com Denise dos Anjos afastada temporariamente por motivos de saúde.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult/AL), o projeto reafirma o compromisso do Flor de Mandacaru com a arte, a diversidade e o protagonismo feminino na música alagoana.
Notas do Tempo: Flor de Mandacaru Convida é um chamado à escuta sensível e à celebração das conexões que a arte é capaz de tecer. Um espetáculo sobre o meu tempo, o seu tempo, o nosso tempo.
