Janeiro Branco: Cirurgiã-dentista alerta sobre a importância da saúde mental para saúde bucal
Rosa Wanderley ressalta que a saúde bucal influencia diretamente o estado psicológico das pessoas
O primeiro mês de ano, começa com uma das mais importantes campanhas de saúde: Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o bem-estar mental e emocional.
A cirurgiã dentista, Rosa Wanderley ressalta a importância do bem-estar mental e o equilíbrio com a saúde como um todo.
“É de fundamental importância lidar com as emoções positivas e negativas, porque a instabilidade pode acarretar problemas fisicos. E episódios de ansiedade, estresse, a depressão podem trazer diversos problemas bucais. Desde os mais simples como cárie, aftas até o bruxismo e perda dos dentes” – explica.
Rosa Wanderley ressalta que os remédios usados para administrar os diagnósticos também contribuem para problemas bucais e podem causar diminuição da saliva e aumento de problemas na gengiva.
“Sabemos que algumas doenças psicológicas contribuem para compulsão alimentar, aumento no consumo de açúcar. Para quem sofre algum transtorno mental, o ato de escovar os dentes, por exemplo, apesar de rápido e simples, pode se tornar algo pesado e difícil. Naquele momento é tudo difícil para quem atravessar o problema” – ressalta.
Janeiro Branco
Criado em 2014, o Janeiro Branco é um movimento social que convida a sociedade a colocar a saúde mental no centro das prioridades. Em 2026, o chamado é simples e urgente: cuidar da mente precisa ser um compromisso coletivo.
O tema do ano, PAZ · EQUILÍBRIO · SAÚDE MENTAL, aponta para a necessidade de desacelerar, reorganizar a vida emocional e fortalecer relações mais humanas. Saúde mental não é luxo — é base para viver melhor.
