3 Benefícios do código de barras no dia a dia

Uma das principais melhorias que o código de barras trouxe, foi a melhoria do fluxo no caixa da empresa.

3 Benefícios do código de barras no dia a dia

Quem não lembra de como eram as gôndolas de supermercado, as lojas de roupas, de brinquedos, nas décadas de 70, 80 e também 90?
Os produtos eram todos etiquetados com o preço do produto, e ao chegar no caixa, o operador precisava digitar manualmente o preço na caixa registradora. Como era fácil e simples, trocar a etiqueta de preço de um produto por outro.
Com isso, as empresas acarretavam inúmeros prejuízos, sem contar a dificuldade que enfrentavam para fazer o inventário de estoque. Um ou dois dias com o estabelecimento fechado para balanço. Você está lembrado disso?
Nesses dias, onde a empresa estava com as portas fechadas para conferência de estoque, simplesmente não havia vendas. Contudo, o custo fixo estava lá, correndo. E isso, naturalmente acarretava em mais prejuízos.
Com a chegada da tecnologia muita coisa foi se transformando dentro das organizações, e uma delas, e talvez a principal, foi o surgimento do código de barras, responsável por transformar a vida das empresas e das pessoas.
As empresas não mais precisaram fechar para balanço, os clientes não mais precisaram enfrentar longas filas no caixa, e o controle de estoque tornou-se bem mais efetivo.
Quer saber mais benefícios que o código de barras brasil trouxe para o dia a dia das pessoas e das empresas? Vem comigo.

Uma das principais melhorias que o código de barras trouxe, foi a melhoria do fluxo no caixa da empresa. Os operadores não mais precisam digitar manualmente os preços dos produtos no caixa.
Também não é mais necessário fazer a conferência do caixa a cada venda realizada. Quando o operador posiciona o código de barras do produto, o preço do mesmo já aparece automaticamente na tela.
E na medida em que os demais produtos vão sendo passados, o valor vai sendo atualizado no sistema, até que o caixa termina a operação. No final do expediente, ou troca de turno, basta apenas conferir o dinheiro da gaveta e do cartão e confrontar com o valor do sistema.
Com isso, os processos de venda das empresas tornaram-se bem mais ágeis, facilitando a vida do operador de caixa e também do cliente, que sendo atendido mais rápido, sente-se mais satisfeito.

Otimização da gestão de estoques

Um outro ponto positivo que o código de barras trouxe foi a melhoria na gestão de estoques da empresa. Ao cadastrar o código de um produto, esse já aparece automaticamente no estoque.
Esse produto, ao ser vendido, também é baixado automaticamente do estoque. Isso evita, a necessidade da conferência física do estoque mensalmente. Podendo ser feita uma conferência física com o sistema de modo mais esparso.
Um outro benefício, nesse sentido, é a possibilidade de melhoria na gestão das compras. Pois, ao consultar o sistema, o comprador da empresa sabe a quantidade exata de produtos que ainda restam no estoque.
Com isso, ele pode adequar uma quantidade mínima para efetuar uma nova compra, não deixando nunca o produto zerar. Isso faz com que a empresa não perca venda por falta de produto. E também controle o excesso de produto no estoque.

Eliminação de erros no estoque

Uma outra grande vantagem do código de barras é a eliminação de erros na estocagem. Com o estoque manual, era bastante comum acontecer inversões de códigos, e automaticamente compras erradas.
Ao consultar o estoque, o gestor poderia atrapalhar-se diante de tantos códigos e por vezes comprar produtos que não estavam em falta na empresa. Isso gerava ônus, e muitas vezes perdas financeiras.
Com a introdução do código de barras, tais erros foram eliminados, e a empresa ganhou muito mais em eficiência.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda