A importância de fazer exames periódicos para preservar a saúde

O check-up é uma maneira eficaz de detectar problemas de saúde ainda cedo, ou descobrir que está tudo bem com o seu organismo

A importância de fazer exames periódicos para preservar a saúde

Para manter a saúde em dia é indispensável, assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames periódicos, os famosos check-ups. Não importa o sexo, homens e mulheres, principalmente a partir dos 35 anos, devem fazer anualmente essa bateria de exames, que possibilitam um diagnóstico detalhado de como está a saúde e o funcionamento do organismo. 

O exame de rotina é considerado um braço da medicina preventiva, e consegue detectar doenças em estágio inicial. “Através dos check-ups pode-se detectar ainda doenças graves como, por exemplo, o câncer, que aumenta, consideravelmente, as chances de cura”, afirma a Dra. Beatriz Maranhão, médica da clínica Lucilo Maranhão Diagnósticos. 

Conforme o passar da idade, maiores são os riscos de desenvolver doenças e muitas delas apresentam sintomas apenas quando estão em estágios avançados.  Não realizar os exames não significa não ter a doença, e sim deixar de detectá-la num estágio, no qual seja possível curá-la. Ao invés de ir ao médico apenas quando já há algo ocorrendo, é importante fazer exames periódicos de prevenção. 

O check-up engloba exame clínico geral e exames complementares. Os mais recorrentes são o hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina, eletrocardiograma e ergométrico. 

Outros exames específicos também são necessários. Mulheres acima de 40 anos, sem fator de risco, devem fazer a mamografia anualmente. “Para as que têm fatores de risco e anomalias genéticas, a ressonância magnética deve ser feita a partir dos 30 anos, além de todos os exames ginecológicos de rotina”, ressalta Dra. Beatriz. Já para os homens, a recomendação é que devem ser realizados os exames de PSA e toque retal a partir dos 40 anos, como prevenção ao câncer de próstata.  

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda