A médica Carla Pachêco alia a paixão por viagens ao prazer de escrever.

Medicina. Plantão. Urgências. Noites sem dormir atendendo a pacientes críticos, no limite entre a vida e a morte. Até bem pouco tempo o dia a dia da médica intensivista Carla Pachêco, carioca de nascimento e alagoana desde os 16 anos, era assim. Mas romper paradigmas é possível! Carla Pachêco diz  “o novo não costuma me assustar, mas a falta de atitude diante […]

A médica Carla Pachêco alia a paixão por viagens ao prazer de escrever.

Medicina. Plantão. Urgências. Noites sem dormir atendendo a pacientes críticos, no limite entre a vida e a morte. Até bem pouco tempo o dia a dia da médica intensivista Carla Pachêco, carioca de nascimento e alagoana desde os 16 anos, era assim. Mas romper paradigmas é possível! Carla Pachêco diz  “o novo não costuma me assustar, mas a falta de atitude diante das possibilidades, sim”.

Ao final de 2012  – em uma de suas viagens – um artigo numa revista de bordo, sobre uma escritora contemporânea de sucesso e sua mais recente publicação lhe chamou atenção e, após ter contato com a referida obra, Carla Pachêco visualizou-se escrevendo também. A médica que na infância e adolescência fazia diários e adorava listas, decidiu que queria aliar sua paixão por viajar ao prazer que sempre sentiu com a escrita.“Queria ansiosamente olhar em outra direção, poder me debruçar sobre outras paixões. Queria me encontrar nas minhas viagens para depois me perder nas minhas histórias. E foi exatamente isso que fiz”.

 

A viagem comprada para a “cidade que nunca dorme” para o mês seguinte -janeiro de 2013 – transformou-se num novo projeto de vida. Assim nascia a ideia de Perfume de Hotel.  Com uma proposta inicial de retratar viagens no decorrer de um ano,  Perfume de Hotel , acabou tornando-se uma série de livros,  o primeiro é  Perfume de Hotel-Nova Iorque

Um verdadeiro convite ao leitor a deixar-se transportar para outro lugar, a entregar-se às emoções e a sentir o perfume.
Carla Pachêco tem um estilo próprio de escrever. Com o tom coloquial na escrita, uma linguagem fluida, um humor sutil e uma delicadeza perfumada, Perfume de Hotel  traz em suas notas um relato pessoal, as impressões únicas e os aromas de cada lugar na visão da autora, com requinte e riqueza de detalhes. 

O livro foi lançado ao final de 2013 pela Chiado Editora, uma editora internacional com sede em Lisboa, e teve seu lançamento aqui em Maceió em março desse ano. O lançamento ficou marcado pelo tom personalizado, trazendo o significado da obra – perfume e sabor – para cada um dos presentes. Atualmente está à venda na VIVA Livraria, situada na avenida Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga avenida Amélia Rosa), edifício The Square Park Office, térreo – loja 8; na Livraria Leitura no Parque Shopping Maceió; na BêaBá Livraria que fica próxima ao Colégio Sacramento no bairro do Farol; e na vídeolocadora 100% Vídeo em frente ao Palato da Ponta Verde.

 

E porque “Perfume de Hotel”?

 

É com esta fala que Carla Pachêco abre sua primeira obra:  “Gosto de dizer que os três melhores cheiros são o de um excelente perfume francês, perfeito paraa ocasião, que combine com a nossa pele, nossa roupa, e que traduza nossa personalidade; cheiro de carro zero, que tenho certeza, poderia me deixar rica se conseguisse engarrafar, e como diria meu cunhado, teria escrito em seu rótulo “Se fui pobre, não me lembro”; e cheiro de quarto de hotel, isso mesmo, este cheiro que remete a prazer, a novas experiências, a sonhos realizados”E a neo-escritora segue dizendo: “Li uma vez que 'sentir um cheiro pode trazer a mais bela ilusão aos nossos sentidos', e eu, eu precisava me iludir. Não se tratava de viver um equívoco, mas de viver as fantasias que eu tinha de cada lugar, de sentir o poder do perfume”.

 

O segundo livro da sériePerfume de Hotel-Chile, já está pronto e previsto para ser lançado em novembro. Com duas obras publicadas em um mesmo ano, a nova escritora fala em possibilidades. Suas viagens passaram a ser sinônimo de criação literária e, além de livros, Carla escreve crônicas para blogs, jornais e está participando com a crônica intitulada “Milagres” da Antologia Escritores da Língua Portuguesa – Vol.1, que foi lançada no mês de setembro, na Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia. 

Perfume de Hotel já está traduzido para o Inglês. Depois do Chile, Paris será a próxima parada. Ela avisa que quer chegar longe: “Best seller, venda internacional”. Hoje, pela Chiado Editora o livro está sendo vendido em Lisboa.

Carla já faz planos para outra viagem. Qual será seu próximo destino? 
Ela avisa que quer chegar longe e quando perguntei sobre suas expectativas Carla Pachêco me respondeu: “o céu é o limite!” 

O Livro Perfume de Hotel-Nova Iorque é vendido em Maceió na Livraria Leitura, Viva Livraria, Beabá Livraria e 100% Vídeo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda