Abertura do Fórum Mestre Zumba conta com oficinas e exposições

Evento, sediado pelo Cenarte e Museu Théo Brandão, acontece nos dias 14, 16, 17 e 18 de novembro

Abertura do Fórum Mestre Zumba conta com oficinas e exposições

A quarta edição do Fórum Mestre Zumba começa nesta segunda-feira (14). Com o tema Pensamentos afro-ameríndios, o evento acontecerá no Centro de Belas Artes de Alagoas, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), nos dias 14, 16, 17 e 18 de novembro.

A abertura do evento será realizada às 15h, no Museu Théo Brandão, com a apresentação do Corufal e abertura da exposição Alegrias alagoanas, com fotografias da professora Nadir Nóbrega e da fotógrafa Jéssica Conceição. A exposição também terá figurinos e bonecos de pano, inspirados na obra de mestre Zumba.

Também haverá apresentação de performances artísticas com a participação da Zambak Cia de Dança Tribal e coreografias dos alunos de Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Nos dias 16 e 17, palestras e mesa-redonda farão parte da programação que começa às 8h, no MTB, com as temáticas: Pesquisas em línguas indígenas, Mestre Zumba: uma realidade, Artes e educação étnica racial, Saberes de mulheres e Pesquisas e pedagogias culturais.

Pintura Boi Bumbá de Mestre Zumba, trabalho da 1ª Oficina de Pintura  coordenada pelo Profº José  Acioli Filho

 

A partir das 15h30, o Cenarte recebe as oficinas de dança Tradição corporal de matriz africana, com Edu Passos e Corpos em festa: memória e inovação, com Laís Bernardes Monteiro e Matheus Henrique da Silva. Além das aulas de dança, haverá a oficina Tradição Abayomi, com Maria José Santos Dias, sobre confecção de bonecas de pano.

Na sexta-feira (18), último dia do Fórum, a programação começa às 9h, no Cenarte, com as oficinas de dança Contemporaneidade de matriz africana, facilitada por Ana Carla Moraes, e Tessituras poéticas do corpo, com a equipe do Laboratório de Arte Educação, da UFRJ.

A programação da tarde e noite de sexta-feira vai acontecer no MTB, a partir das 13h30, com a oficina Etnografia fotográfica de espetáculo: noções básicas, facilitada por Jéssica Conceição. O encerramento do evento será às 19h, com a participação da cantora Mel Nascimento, que vai apresentar o show Um bando de samba. O grupo de samba de roda Posú Betá irá fazer a abertura do show da cantora.

O evento é uma realização do curso de Dança Licenciatura/Ufal e do MTB, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o ETA, o curso de Teatro/Ufal, o Ilê Nifé Omi Omo Possú Betá e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A entrada é gratuita.

Confira a programação completa no link http://bit.ly/2ga3znX Mais informações pelos telefones 3214-1711 ou 3214-1716.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda