Acadeal comemora 33 anos em evento com associados e parceiros.

Acadeal vai celebrar os 33 anos da instituição em um evento que reúne associados e parceiros dos setores público e privado

Assessoria de Imprensa

Acadeal comemora 33 anos em evento com associados e parceiros.

A diretoria da Associação do Comércio Atacadista Distribuidor Alagoano (Acadeal) vai celebrar os 33 anos da instituição em um evento que reúne associados e parceiros dos setores público e privado, nesta sexta-feira (26/04), a partir das 20h, no Espaço Armazém, em Maceió. Cerca de 200 pessoas são esperadas.

“É com muita alegria que comemoramos os 33 anos da Acadeal, uma instituição importante que atua não só em defesa do setor atacadista distribuidor alagoano, como também de toda a sociedade ao gerar emprego, renda, fortalecer a economia, promover o desenvolvimento social e ações de voluntariado. Agradeço a todos que fazem parte dessa história. O associativismo é uma importante ferramenta de transformação social, vamos continuar levantando essa bandeira”, destacou o presidente da Acadeal, Almir Rogério da Silva.

Representando um gigante da economia alagoana, os atacadistas distribuidores são caracterizados por empresas que adquirem produtos com fornecedores, transportam e abastecem o varejo local. Ou seja, é um setor importante, que conecta a indústria ao varejo, para levar itens essenciais até os comerciantes e, por fim, à casa das alagoanas e alagoanos.

As mais de 120 empresas associadas da Acadeal comercializam diversos produtos, como alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza, conservação doméstica, medicamentos, materiais de construção, entre muitos outros, aos estabelecimentos comerciais, abastecendo, portanto, sociedade alagoana e fortalecendo o comércio local nos 102 municípios do estado.

Dados do setor

Durante o evento, serão apresentados os dados da Pesquisa Setorial Panorama Acadeal, que revelam números do setor em Alagoas referentes ao ano passado. Segundo o estudo, as empresas atacadistas distribuidoras associadas da Acadeal tiveram um faturamento de mais de R$ 10 bilhões e geraram mais de 54 mil empregos, entre diretos e indiretos no estado, em 2023. A pesquisa também detalha os números específicos de acordo com as regiões do estado, os tipos de negócios, locais e formas de atuação.

Junto ao setor varejista, o comércio atacadista distribuidor é responsável por 1/3 da arrecadação do ICMS do Estado de Alagoas. A Acadeal – Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas possui 126 associados. Desses, 86 responderam às pesquisas da Abad e Acadeal. Esses dados do segmento comprovam a força do comércio atacadista distribuidor alagoano. Um gigante da economia, que contribui com a geração de emprego e renda, com a arrecadação pública, e, portanto, com o crescimento e desenvolvimento de Alagoas.

Sobre a Acadeal

A Acadeal foi fundada para representar o segmento, em oito de fevereiro de 1991, à época chamada de Acaea – Associação do Comércio Atacadista do Estado de Alagoas, tendo como presidente e fundador, Vital Rolim, e os diretores Rafael Tenório e Adalberon França.

Ao longo desses 33 anos, a instituição vem proporcionando avanços para o setor. Entre as principais conquistas mais recentes, estão a isenção do ICMS para atacadistas, varejistas, panificadoras, bares, restaurantes, hotéis e similares e a remissão da cobrança da ST sobre o estoque, concedidas por meio de decretos do Governo de Alagoas.

Afiliada da ABAD, a Acadeal oferece aos seus associados acesso à Central de Negócios com descontos em serviços e insumos, assessoria jurídica e tributária. Buscando contribuir mais com a sociedade, a entidade realiza ações, como doações de cestas básicas e apoio a instituições e projetos sociais. Ao longo de sua existência, foram doadas centenas de toneladas de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, sempre com a colaboração de suas empresas associadas.

Publicidade

Faz, Faz, Faz 300 x 250
Faz, Faz, Faz 300 x 250

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Faz, Faz, Faz 300 x 250

Agenda