Águas do Sertão e governo de Alagoas assinam aditivo histórico para acelerar o acesso à água e ao esgoto no interior

A iniciativa mobiliza novos investimentos e abrange melhorias nas regiões Baixo São Francisco, Serrana, Agreste e Alto Sertão

Assessoria de Comunicação / Aline angeli

Águas do Sertão e governo de Alagoas assinam aditivo histórico para acelerar o acesso à água e ao esgoto no interior

Em mais um momento decisivo para o saneamento básico em Alagoas, a concessionária Águas do Sertão, controlada pela Conasa Infraestrutura, e o Governo do Estado marcaram um novo capítulo na gestão hídrica com um aditivo contratual essencial. O acordo, assinado nesta segunda-feira (26/02), faz parte do programa Mais Água e prevê uma série de ações e investimentos destinados a potencializar os sistemas de abastecimento e distribuição de água nos 34 municípios atendidos pela concessionária, com um olhar atento e prioritário para a região da Bacia Leiteira.

O aditivo representa uma injeção de recursos da ordem de R$ 71 milhões, com R$ 15 milhões dedicados exclusivamente ao controle de perdas na Bacia Leiteira, uma área que sofre há anos com um complexo desafio de fornecimento de água. Esse montante contempla o início de um programa robusto de combate ao desperdício, com uma abordagem inovadora e tecnológica no diagnóstico e correção de vazamentos, uma das principais causas de ineficiência no sistema, além de mecanismos de planejamento e um rigoroso gerenciamento operacional.

A partir desta assinatura, a Águas do Sertão ganha mais autonomia no controle operacional do sistema produtor, assumindo também a responsabilidade pela gestão de perdas de regiões sob responsabilidade da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas). Além disso, o plano prevê equipes em permanente atuação, focadas na eliminação de fraudes e desvios, e na execução de um plano de ação que abrange todo o sistema coletivo da Bacia Leiteira.

“A expectativa é que, ainda em 2024, a situação hídrica apresente melhorias significativas, prevendo-se uma oferta mais ampla de água na região”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. A estratégia a ser adotada pela concessionária incluirá avanços tecnológicos como a instalação de dispositivos de medição capazes de fornecer dados precisos sobre o consumo e perdas de água, seguindo para uma gestão detalhada e automatizada que abrange ações preventivas também.

Em termos de infraestrutura, o aditivo contempla investimentos em todos os municípios, ajudando inclusive a retomar projetos como a construção e a operacionalização de novos reservatórios em cidades como Ouro Branco, Maravilha, Olivença e Poço das Trincheiras que eram de responsabilidade da Casal e da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Outros exemplos de melhorias previstas que merecem destaque são as cidades de Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Igaci, com investimentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) e nos Sistemas Coletivos Carangueja e Caçamba e Traipu. O aditivo contempla ainda uma frente de Projeto e Obras para o Sistema Coletivo Alto Sertão.

“Este marco representa um compromisso tanto da concessionária quanto do Estado em oferecer à população alagoana serviços de saneamento da mais alta qualidade, impactando positivamente o bem-estar e a saúde pública, além de ser um motor de desenvolvimento e sustentabilidade no estado de Alagoas”, completa Antonio Hercules.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda