Alunas de escolas municipais conquistam primeiro lugar em premiação do projeto MPT na Escola

Lorrany Tiffany e Williane Rafaella Silva venceram nas categorias conto e poesia

Ascom Semed / Jamerson Soares

Alunas de escolas municipais conquistam primeiro lugar em premiação do projeto MPT na Escola

Duas estudantes da rede pública municipal de ensino receberam, nesta quinta-feira (14), os prêmios do projeto MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), no auditório do Centro de Inovação, em Jaraguá. Lorrany Tiffany, da Escola Eulina Alencar, e Williane Rafaella Silva, da Escola Zilka de Oliveira, ficaram em primeiro lugar nas categorias conto e poesia, respectivamente.

O prêmio faz parte do projeto Resgate à Infância, do MPT, que visa ampliar o debate sobre o combate ao trabalho infantil, a temática no currículo escolar e a aprendizagem profissional. É por meio do concurso artístico que o estudante pratica o protagonismo sobre os temas, conscientizando-o e aos outros acerca de sua condição de criança e adolescente em relação ao mundo. As categorias do prêmio são conto, desenho, música e poesia.

Para o coordenador de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, Luciano Amorim, que também estava presente na cerimônia, foi uma alegria imensa ver as alunas receberem os prêmios.

“São muito relevantes essas premiações, porque temos essa possibilidade de incutir o projeto nos nossos currículos, as atividades como um todo, pensar em como trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) junto com a perspectiva jurídica, pedagógica, direitos sociais. Professores, diretoras e coordenadoras têm um envolvimento gigante nesse processo. Esse projeto tem uma proporção enorme, um alcance muito positivo”, disse o coordenador.

Além de Luciano, também estavam presentes todas as integrantes da coordenadoria, as diretoras, professoras e os pais das estudantes. O auditório estava repleto de pessoas torcendo e apoiando os demais vencedores, que eram de outros municípios alagoanos, como União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Major Izidoro. Prefeitos e secretários de educação de alguns municípios também estavam no local.

Houve também uma apresentação do coral infantojuvenil da Legião da Boa Vontade (LBV), leituras das vencedoras da rede municipal de Maceió, bem como performances e encenações de alunos que venceram em outras categorias.

As estudantes Lorrany e Williane contaram que sentiram uma felicidade imensa e uma sensação de nervosismo, mas que tudo deu certo no fim. “Eu fiquei muito feliz em ter recebido esse prêmio, muito gratificante. Senti uma coisa e uma sensação que não posso explicar”, revelou Williane.

“Me senti nas nuvens na hora que peguei no prêmio. Ganhei um celular e um troféu. Eu fiquei meio envergonhada ao ler o conto. Mas, minha tia me ajudou e não fiquei mais nervosa. Senti felicidade e ansiedade ali no palco”, relatou Lorrany.

Cerca de 15 mil alunos de 22 municípios concorrentes participaram do projeto e do concurso. Destes, 45 foram premiados em nível estadual. Alguns deles avançaram para a etapa nacional e ganharam. “Todos vocês estão aqui hoje porque vocês brilharam no projeto. Acredito que todos vocês aqui brilharam nesse palco. Da mesma forma brilharão na vida”, celebrou a coordenadora do projeto do MPT, procuradora Claudia Soares, durante seu discurso no púlpito.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda