App brasileiro tem função para ganhar dinheiro; saiba usar

ZapZap, rival do WhatsApp, deixa ganhar dinheiro com canais; saiba como

App brasileiro tem função para ganhar dinheiro; saiba usar

O mensageiro brasileiro ZapZap, um dos concorrentes do WhatsApp, lançou nesta semana uma função que permite aos usuários ganharem dinheiro no aplicativo. Similar ao YouTube, o programa deixa adicionar anúncios automáticos em canais e gerar renda a partir de cliques de membros inscritos. Qualquer pessoa pode criar um canal gratuitamente, atrair audiência e gerar renda extra no final do mês.

Segundo os criadores do ZapZap, a novidade chega a ser até mais vantajosa para o usuário do que o próprio YouTube. “Oferecermos um sistema de monetização em parceria com o Google, via AdMob eAdSense, mas não cobramos comissão sobre o faturamento dos canais como faz o YouTube, que fica com cerca de 45% de tudo”, conta Erick Costa, desenvolvedor do app brasileiro.

O ZapZap conta com uma lista de canais ativos e, alguns deles, ultrapassam a barreira do milhão em número de inscritos. Tais canais são, na verdade, os mesmos do app russo Telegram, com o qual o mensageiro nacional compartilha servidores. Porém, só é possível ganhar dinheiro no ZapZap, a partir de cliques e visualizações de membros de canais que também usem o aplicativo brasileiro.

Como ganhar dinheiro com o ZapZap

Há três tipos de anúncios no ZapZap. O primeiro deles é o banner comum, que conta com a opção intersticial, que ativa pop-ups ao clicar em imagens, além de links e botões de compartilhamento dentro do canal. Há também o opção nativa, mais discreta e que pode ser enviada manualmente pelo administrador do canal com ajuda de um bot.

Para aproveitar a novidade, é preciso primeiro criar uma conta no AdMob, serviço de anúncios do Google para celular, usando um Gmail. Cerca de uma hora depois, quando a conta do AdMob estiver ativa, basta seguir os passos a seguir:

Passo 1. Baixe o ZapZap para Android e crie um canal público.

Passo 2. Clique no botão flutuante no seu canal e selecione “Painel de configuração” para abrir as opções de monetização.

Configure seus anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure seus anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Faça login no AdMob usando a mesma conta Google cadastrada no serviço de anúncios do Google. Em seguida, toque na aba “AdMob” para ver as opções de anúncios disponíveis no canal.

Faça login e acesse as opções de anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça login e acesse as opções de anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Antes de ativar a propaganda, é preciso importar seus dados do AdMob. Selecione “Banner” e importe o banner da sua conta.

Importe blocos de anúncios do AdMob (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Importe blocos de anúncios do AdMob (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Faça o mesmo com as opções “Intersticial” e “Nativo”.

Importe todos os três tipos de anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Importe todos os três tipos de anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ative os anúncios nas chaves localizadas na parte de cima da tela.

Ative os anúncios automáticos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative os anúncios automáticos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Para inserir um anúncio nativo a qualquer momento, toque no botão flutuante e selecione “Postar nativo”.

Insira anúncios nativos manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira anúncios nativos manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Quando os anúncios estiverem ativos e o canal estiver ganhando usuários, basta visualizar o gráfico de cliques na aba “Dados” e conferir os ganhos diários na opção “Relatórios”.

Confira os seus ganhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confira os seus ganhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O faturamento do canal depende diretamente do número de membros inscritos e da quantidade de cliques e visualizações de anúncios geradas por eles. Por isso, não basta encher o canal de propaganda, o administrador deve oferecer conteúdo para manter o interesse das pessoas.

A promessa de recompensa é atrativa: segundo criadores do ZapZap, de US$ 500 (R$ 1.600) mensais em canais com cerca de 2,5 mil membros, e mais de US$ 2 mil (R$ 6.390) por mês com até 10 mil inscritos.


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