Cachorro aprende a falar usando painel de botões

Quem tem animal de estimação jura que consegue manter uma conversa com seu pet e que ele é capaz de entender e, de certa forma, responder. E se ele pudesse falar, o que diria? É o que Christina Hunger, uma patologista americana especializada em fala e linguagem, está tentando descobrir. Quer saber mais? Acompanhe no link a seguir!

Cachorro aprende a falar usando painel de botões

Todo dono de um animal de estimação jura de pés juntos que consegue manter uma conversa com seu pet e que ele é capaz não só de entender o que falamos como, de certa forma, responder. Mas e se seu cachorro pudesse falar, o que ele diria? É o que Christina Hunger, uma patologista norte-americana especializada em fala e linguagem, está tentando descobrir.

Christina trabalha com Sistemas Alternativos de Comunicação, usados para possibilitar que pacientes com dificuldades de fala se comuniquem com o mundo. Muitas vezes estes sistemas são quadros com ícones que, quando pressionados, produzem uma palavra correspondente.

A idéia de Christina foi ver como sua cadela Stella, com um ano de idade, se comportaria diante de um sistema similar. Para isso, ela comprou um botão programável, que pode reproduzir uma palavra ou frase quando pressionado. Gravou a expressão “Outside” (Lá fora) e começou a usá-la sempre que levava Stella para fora de casa.

Rapidamente a cadela aprendeu a usar o botão para pedir para sair. Sua dona então começou a adicionar mais botões, com mais palavras como Eat (Comer), Play (Brincar), Love You (Te amo), Sim (Yes) e No (Não), e a mostrar a Stella seu significado. Ela aprendeu as novas palavras e começou a usá-las na comunicação.

Mas o mais surpreendente foi quando a cadela começou a combinar palavras, formando frases para se expressar melhor. Coisas como Want Walk Outside (Quer Passeio Lá Fora), pedindo para passear, ou Love You Come (Te Amo Venha), pedindo um carinho na barriga.

De acordo com Christina certo dia a cadela esteva inquieta em frente à porta e disse “Want Jake Come” (Quer Jake Chegar), indicando que estava esperando o marido de Christina voltar do trabalho. Quando ele chegou alguns minutos mais tarde, Stella ganhou uma coçada na barriga e logo após usou um botão para dizer “Happy” (Feliz).

Segundo Christina, Stella está em um nível em que usa tantas frases compostas quanto palavras simples para se expressar: em um dia típico ela falou 20 vezes, usando 11 palavras diferentes e 34 palavras no total.

A cadela usa frases com duas ou três palavras “todos os dias”, segundo sua dona, e uma vez a cada três ou quatro dias produz uma frase com quatro palavras, o que dá sinais de que sua capacidade de verbalização está se desenvolvendo, e pode ser muito maior. De acordo com pesquisas um cão entende em média 165 palavras, com alguns animais podendo chegar a um vocabulário de 250 palavras.

Fonte: Boing Boing

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda