Cânions do São Francisco (conhecido Como Cânion do Xingó)

Em pleno sertão nordestino, o Rio São Francisco vagueia entre altos rochedos para formar o quinto maior cânion navegável do mundo. Um verdadeiro espetáculo!

Equipe Partiu 40 Graus

Partimos da praia da Dulce, no município alagoano de Olho D’Água do Casado, em direção ao restaurante Castanho. A prainha tem uma boa estrutura para proteger os visitantes do sol forte do sertão nordestino, além de um pequeno bar e banheiros limpos.

Praia de Dulce – Olho D’Água do Casado . Foto: @partiu40graus

Pegamos o Catamarã percorremos um trecho de paredões desgastados até chegar a Curva do Rio São Francisco. A embarcação saiu cortando as águas esverdeadas do rio e logo estávamos diante das primeiras formações do Cânion.

Equipe Maceió 40 Graus. Foto: @partiu40graus

Passamos pela as rochas mais conhecidas pelos seus formatos exóticos: a Ponta do Papagaio, a Pedra do Gavião, o Morro dos Macacos e a Pedra do Japonês. No caminho tem uma imagem de São Francisco deixada por devotos numa gruta esculpida nas pedras. Uma sensação que não tem como descrever! Ficamos encantados com a vegetação composta por bromélias, cactáceos, samambaias, entre outras espécies de rara beleza.

Rocha de formato exótico. Foto: @partiu40graus

Paramos no ponto para banho, hora de nadar em meio a imensidão das águas verdinhas e mornas do São Francisco. Tem um deque de apoio e “piscina” cercadas para banho nas águas do velho Chico. O uso de colete é obrigatório, são oferecidos macarrões flutuantes. Os paredões mostram rochas em forma de camadas, como se tivessem sido colocadas uma sobre a outra, num capricho da natureza.

Plataforma do Talhado. Fotos: @partiu40graus

Pegamos um barquinho até a Gruta do Talhado, E essa é a parte do cânion mais fechada, os paredões são bem altos, medem cerca de 30 metros, e em alguns pontos quase se encostam, sendo necessário que os passageiros do barco se abaixem. Nas rochas alaranjadas, vemos algumas imagens de São Francisco, o padroeiro do rio. No final da gruta, dá para ver uma parte plana, lá foram gravadas cenas da novela Cordel Encantado,  encantados mesmo estávamos nós, com aquelas imagens, misturando o laranja das rochas com o verde-esmeralda do rio. A água refletia cada raio de sol que entrava pelas frestas da gruta, formando desenhos no cânion. Uma sensação de magia pleno sertão nordestino.

Gruta do Talhado. Foto: @partiu40graus

Imagem de São Francisco, o padroeiro do rio. Foto: @partiu40graus

Seguimos em direção ao restaurante Castanho, localizado na maior reserva particular de caatinga de Alagoas, a reserva do Castanho.
Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Eliseu e sua filha Elise, batemos um bom papo, ele deu uma aula de conhecimento e cultura. Na reserva tem vários animais silvestres e eventualmente nos deparamos com capivaras, macacos Pregos, Urubu Rei e outros animais do nosso bioma. O ambiente é lindo e super aconchegante.
Almoçar ao som dos pássaros é um presente! A comida é deliciosa, uma experiência gastronômica surpreendente com OS SABORES DO SERTÃO.

Restaurante Castanho. Foto: @partiu40graus

Sr. Eliseu, Kenedy, Elisa, Roberta, Marcelo e Cleverton. Foto: @partiu40graus

Hora de retornar e guardar na memória e no coração imagens mágicas de um Nordeste encantador.

Praia de Dulce – Olho D’Água do Casado . Foto: @partiu40graus

*O passeio foi feito antes da pandemia, motivo pelo qual não estamos usando máscara.