Coletivo de mulheres coloca placas contra o assédio e abuso sexual em praias do Litoral Norte de Maceió

Ação realizada pelo grupo 'As Severinas' pretende estimular a discussão do assunto para desnaturalizar a violência contra as mulheres.

G1

Coletivo de mulheres coloca placas contra o assédio e abuso sexual em praias do Litoral Norte de Maceió

Quem circular pelas praias do litoral norte de Maceió vai encontrar placas instaladas pelo coletivo feminino ‘As Severinas’ contra a prática de assédio e abuso sexual contra as mulheres.

As placas que alertam que assédio e abuso sexual são crimes foram instaladas entre as praias de Riacho Doce e Guaxuma após a realização de uma intervenção urbana, onde as ‘Severinas’ circularam pelas areias com roupas vermelhas.

“Com está ação nosso objetivo é representar todas às mulheres e contribuir com a discussão para desnaturalizar a prática do assédio e do abuso sexual. Por isso, usamos roupas que não identificam nenhumas das integrantes porque a ideia é que ‘todas sejam uma’, que todas as mulheres sejam representadas”, falou uma das Severinas.

Nas placas instaladas por diversos pontos das praias há mensagens como: “Assédio é crime!’, ‘Tá constrangida, apita!’, ‘Ensine seu filho a respeitar, não as mulheres a temer’, entre outras mensagens.

“Este tipo de ação é importante porque os relatos de assédios e abuso contra as mulheres são mais comuns do que podemos imaginar. E isso não acontece só na praia”, falou a Severina.

A ação do grupo de mulheres em Maceió coincidiu com o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e semanas após uma jovem turista de Minas Gerais ser vítima de abuso sexual em uma das piscinas naturais de Maragogi, destino que é o segundo polo turístico de Alagoas.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda