Colil faz aula inaugural do programa “Escola vai até você”

Ação visa dar aos trabalhadores da construção civil da capital alagoana a oportunidade de se alfabetizarem e concluírem os estudos

Colil faz aula inaugural do programa “Escola vai até você”

 

Entre sacos de cimento, tijolos, ferramentas e equipamentos de proteção, há cadernos, livros, lápis e caneta. Esta é a nova realidade do canteiro de obras do Edifício Gior, da Colil Construções, que aderiu ao Programa “Escola vai até você” e realizou, nessa terça-feira (04), a aula inaugural para os trabalhadores do empreendimento.

O programa é uma parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem por objetivo levar para os canteiros de obras da cidade a oportunidade para que os trabalhadores da construção civil possam ser alfabetizados e elevem seu grau de escolaridade, através da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Com o programa, os participantes terão todos os direitos que os estudantes da rede municipal de ensino possuem, como jantar, Passe Livre, material didático e livros, além do fardamento. Ao final das aulas, os alunos receberão o histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental II.

Na Colil as aulas ocorrerão de segunda a quinta, no próprio canteiro de obras do Edifício Gior, logo após o horário de expediente. “Eles trabalham até dezessete horas, tomam banho, jantam aqui mesmo e já se organizam na sala de aula montada para eles. É uma forma que encontramos de incentivá-los a concluir os estudos. Muitos aqui nunca estudaram e podem encontrar nesta ação a oportunidade de se alfabetizarem”, disse a engenheira de qualidade da empresa, Renata Gomes.

*Histórias que emocionam*

Pedro Mendonça do Nascimento, de 45 anos, nunca frequentou a escola. Ele conta que nasceu em Quebrangulo, interior do estado, e desde muito cedo começou a trabalhar na roça da família. “Nunca tive oportunidade de estudar. Venho de família humilde e precisei trabalhar desde cedo. Quando cresci tive filhos e precisei adiar o sonho de aprender a ler e escrever para sustentá-los. Hoje vejo a oportunidade de completar meu sonho de vida e sei que até meus filhos irão me ajudar nesta jornada!”, contou.

Gledson Lima é encarregado de hidráulica da obra. Aos 44 anos ele vê o sonho de voltar a estudar se tornar real. “Só estudei até o sétimo ano. Precisei parar porque constituí família cedo, então tive que optar por estudar ou trabalhar para sustentar minha família. Hoje, com esta oportunidade que nasceu na empresa, vou realizar meu sonho de voltar a estudar e me tornar engenheiro”, planejou.

Para o supervisor de engenharia da Colil Construções, Johnson Pinto, a ação o fez voltar no tempo e se ver nas tantas histórias contadas nesta noite. “Eu me vejo nas histórias deles. Posso dizer que o conhecimento muda o mundo, pois ele mudou a minha vida. Eu já fui motorista privado e enquanto esperava minha cliente sair da igreja eu estudava no carro e muitos colegas duvidavam que eu iria conseguir ser aprovado no vestibular. Estudei e, com muito esforço e dedicação, passei no vestibular. Hoje sou professor do curso de engenharia há 22 anos e se eu puder deixar um conselho para eles, que começam hoje esta jornada, é: Não desistam!”.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda