Como as crianças se relacionam com a internet?

  A presença da tecnologia na vida das crianças já não é novidade. Com o estreitamento dessa relação, mais perceptível com o surgimento dos computadores, notebooks, tablets e smartphones, a rotina da maioria dos pequenos mudou.  Além de ter contato com o mundo digital na escola, eles também passaram a ter o hábito de utilizar […]

Como as crianças se relacionam com a internet?

 

A presença da tecnologia na vida das crianças já não é novidade. Com o estreitamento dessa relação, mais perceptível com o surgimento dos computadores, notebooks, tablets e smartphones, a rotina da maioria dos pequenos mudou. 
Além de ter contato com o mundo digital na escola, eles também passaram a ter o hábito de utilizar os dispositivos em casa. A boa notícia é que os aparelhos podem se tornar grandes aliados ao ajudar no processo de evolução e educação das crianças, estimulando suas mentes e potencializando seu desenvolvimento intelectual.
 
Em agosto deste ano, o Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento das crianças na rede. Foram mais de dois mil entrevistados com idade entre 9 e 17 anos. Destes, 82% navegam pelo celular diariamente e 73% usam principalmente as redes sociais. 
Sites recomendados

Buscando incentivar o uso correto da realidade digital e impulsionar índices sociais, a NET promove várias iniciativas de cunho pedagógico. Uma delas é o NET Educação, portal com diversos conteúdos gratuitos, como planos de aula, vídeos, áudios, games e notícias, para professores, comunidades escolares, alunos e familiares. 
Em 2014, o projeto (http://neteducacao.com.br/) alcançou a TV e passou a ser veiculado pelos 46 canais NET Cidade, em mais de 120 municípios do Brasil. A pauta das entrevistas e reportagens é a educação brasileira e contemporânea.
 
“A NET acredita que pode promover mudanças conectando as pessoas. Para isso, buscamos beneficiar o diálogo e a discussão de temas importantes, a educação é um deles. O portal objetiva usar a tecnologia a favor da educação, disponibilizando recursos que podem complementar o processo ensino-aprendizagem e estimular a troca de conhecimento”, explicou Regina Porfírio, gerente de operações da NET. 
Educonex@o

Outro programa oferecido é o Educonex@o. Desde 2009, tem como objetivo preparar, através de aulas e palestras, professores para o uso das tecnologias digitais em processos de ensino que engajem os alunos. A formação é feita semipresencialmente e dura dois meses.
 
Entre seus dados estão: 22 municípios brasileiros beneficiados, mais de 540 escolas atendidas com a doação de pontos de TV e internet, mais de 800 professores da rede pública de ensino formados e mais de 15 mil alunos beneficiados. 
“O contato para solicitação deve ser feito via secretaria municipal de educação. O programa visa contribuir ainda mais com a geração de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Inclusive, entre os temas abordados estão assuntos atuais e de interesse geral, que é o Cyberbullying e Segurança na Internet”, destaca Regina Porfírio.
Sobre a NET

A NET é a maior operadora de serviços convergentes via cabo da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Presente em mais de 180 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília, Goiânia, Salvador, Fortaleza e Recife, oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.
Apoiada em uma plataforma institucional que tem como assinatura O Mundo é para ser Melhor, a NET promove Educação, Cultura e Cidadania por meio de projetos e patrocínios. São três pilares que buscam fazer um paralelo com os serviços oferecidos pela NET, conectando os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação, dentro e fora de casa. Para mais informações, acesse www.net.com.br.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda