Crianças do Projeto Golfinho arrecadam 2,1 toneladas de plástico para reciclagem

Resíduos arrecadados em quatro semanas serão reutilizados por quatro cooperativas de Maceió

Assessoria Algo Mais

Crianças do Projeto Golfinho arrecadam 2,1 toneladas de plástico para reciclagem

 

Na disputa divertida entre os pelotões Nemo, Flipper e Cação, quem ganhou o grande prêmio foi a sociedade. Entre os dias 07 de janeiro e 1º de fevereiro, a garotada que participou da última edição da gincana do Projeto Golfinho – 600 meninos e meninas com idade entre 9 e 13 anos – não só aprendeu lições sobre civismo, cidadania, saúde, segurança e meio ambiente, como recolheu 2,1 toneladas de plástico para reciclagem.

A colônia de férias educativa é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas em parceria com a Braskem. As inscrições são gratuitas e a cada semana o projeto recebe 150 crianças na Praia de Pajuçara. De segunda a quinta, das 7h às 11h30, os golfinhos aprendem sobre preservação ambiental, segurança no trânsito, prevenção de acidentes, primeiros socorros, nutrição, prevenção às drogas, entre outros assuntos. Enquanto disso, divididos em equipes, participam do projeto Plastitroque e arrecadam plástico para cooperativas de reciclagem em troca de brindes. Uma forma divertida de contribuir com a preservação ambiental.

As ações são finalizadas a cada sexta-feira, quando acontece uma gincana com diversas atividades práticas. Para cumprir as tarefas, as crianças precisam responder questões sobre o conteúdo que aprenderam nas palestras dos dias anteriores. O montante de plástico arrecadado também agrega pontos às equipes. Além disso, os dois golfinhos de cada pelotão que conseguem arrecadar o maior volume de resíduos para reciclagem durante a semana ganham o troféu “Amigo do meio ambiente”.

Nesta última edição, nenhum golfinho superou Antônio Teodósio dos Santos, 10, aluno do Colégio Nossa Senhora Aparecida e integrante da equipe Flipper. Ele entregou 63,5 quilos de material reciclável no posto de coleta. “Pedi a ajuda de amigos e parentes, recolhi plástico na praia, em todos os lugares. Onde encontrava, pegava e colocava no carro. Adorei participar do projeto e aprendi que é importante separar os resíduos, cada um no seu lugar, para preservar o meio ambiente”, diz Teodósio.

Destino do plástico

Quatro cooperativas de reciclagem – Cooplum, Coopvila, Cooprel Benedito Bentes e Cooprel Serraria – foram beneficiadas com as 2,1 toneladas de plástico recolhidas. “Elas darão um destino correto a este material que, se disposto de forma inadequada, acabaria provocando impactos ao meio ambiente. Além do benefício ambiental, o material recolhido gera renda para as cooperativas, ou seja, a ação também faz com que as crianças exercitem a responsabilidade social”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem.

“A dedicação das crianças ao Plastitroque é um alento para todos nós que trabalhamos por um mundo mais sustentável. As crianças aprenderam sobre coleta seletiva, tiveram a possiblidade de praticar sobre o tema, influenciaram e envolveram as famílias na gincana e ainda se tornaram multiplicadoras. Foi um exemplo prático de que sustentabilidade não é uma utopia. Cada lição que um golfinho aprende, seja sobre prevenção de acidentes ou preservação ambiental, representa um investimento que fazemos no futuro e, por meio da mudança de atitude, alguns dos ganhos já são imediatos”, avalia Régia.

Sobre a Braskem 

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Publicidade

PMM nova Maceio Mobile

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

PMM nova Maceio Mobile