Criminosos espalham falsa promoção de Dia das Mães d’O Boticário pelo WhatsApp

Em esclarecimento oficial, O Boticário confirmou que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits para o Dia das Mães que está por vir.

Canal Tech / Arcon

Criminosos espalham falsa promoção de Dia das Mães d’O Boticário pelo WhatsApp

De acordo com a Arcon Labs, laboratório de pesquisas em cibersegurança da Arcon, cibercriminosos estão se aproveitando da proximidade do Dia das Mães para aplicar novos golpes através do WhatsApp. A moda da vez é um falso site da rede O Boticário; a página, que está viralizando através do mensageiro instantâneo, promete um kit gratuito de perfumes para o internauta que responder a um questionário.

Obviamente, não existe kit grátis algum e, ao se envolver com o scam, o internauta corre o risco de ter seu aparelho infectado com malwares ou até mesmo ter seus dados capturados pelos estelionatários. O engodo está hospedado no domínio premios.me, que é famoso por já ter sido utilizado para uma série de outros golpes semelhantes. Sendo assim, é sensato concluir que esta campanha é desenvolvida por criminosos experientes.

A enganação começa quando a vítima, ao adentrar no site em questão, é convidada a responder três perguntas sobre seu relacionamento com o grupo O Boticário. Independentemente das respostas, o alvo vai parar no mesmo lugar: em um questionários que lhe pede nome, endereço e e-mail para contato. Em seguida, como o último passo para resgatar o suposto prêmio, o internauta precisa compartilhar a tal página no WhatsApp com cinco amigos ou cinco grupos.

As boas e velhas práticas básicas de segurança continuam valendo: evite clicar em links suspeitos recebidos através de quaisquer meios (mesmo se forem enviados por contatos de confiança) e não acredite em ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras — geralmente, elas não são. Além disso, no caso de supostas promoções de marcas famosas, prefira acessar o site ou páginas oficiais da empresa para confirmar se a campanha realmente existe. É altamente improvável (só para não dizer impossível) que uma grande empresa faça uma ação promocional como esta sem que a campanha esteja disseminada em seus canais oficiais de divulgação.

Em esclarecimento oficial, O Boticário confirmou que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits para o Dia das Mães que está por vir. “O suposto sorteio, que direciona os interessados para uma página da internet, é falso, não corresponde com a realidade e ainda pode representar um risco a quem acessar links estranhos ou preencher possíveis formulários com dados pessoais”, diz a nota. A rede ainda declarou que está “apurando a origem desses boatos, e caso algum consumidor se sinta lesado, os canais de comunicação de O Boticário estão abertos para eventuais dúvidas e esclarecimentos”.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda