Dez dicas de passeios e atividades imperdíveis para fazer em Fernando de Noronha

Pousada oferece guia de atrações para todos os gostos, a preços acessíveis

Dez dicas de passeios e atividades imperdíveis para fazer em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros e conquista a todos com suas belezas naturais. A paixão pelo arquipélago, claro, não é à toa, já que o local atrai todos os tipos de turistas, desde entusiastas por esportes radicais, passando por noivos apaixonados e chegando, até mesmo, aos cineastas, que aproveitam o cenário paradisíaco para filmar diversos trabalhos. Pensando nisso, os empresários Gustavo Longman e Guilherme Luck, a frente das Pousadas EcoCharme na ilha, montaram uma lista de passeios e atividades imperdíveis para fazer em Fernando de Noronha e que promete agradar até o mais exigente dos aventureiros. Confira: 

1 – Passeio de barco

 Uma ótima maneira de conhecer as praias do arquipélago é fazendo uma “Ilha Tour” através dos passeios de barco. Com praias de águas cristalinas e enormes corais, é possível apreciar um pouco da vida marinha do arquipélago. Alguns barcos, inclusive, possuem uma espécie de chão de vidro, que possibilita a vista do fundo do mar e toda a sua biodiversidade. Quem tiver sorte durante o passeio, pode até mesmo avistar os golfinhos, que não hesitam em aparecer e fazer graça para os turistas. 

2 – Mergulho 

Com uma vida marinha bastante diversa, as praias do arquipélago de Fernando de Noronha oferecem um visual ainda mais incrível quando visto debaixo d’água. Os 16 pontos de mergulho possuem profundidades diferentes que se adequam ao grau de experiência do mergulhador, seja ele experiente ou iniciante, podendo chegar até 50 metros de visibilidade, o que faz de Noronha um dos melhores lugares do mundo para se praticar o mergulho. Por lá, dependendo da praia e da época do ano, é possível até nadar com tartarugas, arraias e tubarões. 

3 – Surf 

A ilha é destino certo de surfistas de todo o mundo que aproveitam as ondas maravilhosas para praticar o esporte, fazendo com que Noronha seja considerada uma espécie de Havaí brasileiro. Na maioria das praias, existem escolinhas de surf para os iniciantes que querem aproveitar a viagem para aprender o esporte, além de aluguel de pranchas para os entusiastas e profissionais que desejam pegar uma onda. Só é preciso ficar atento às regulamentações de preservação ambiental, que mudam de praia para praia. 

4- Morro Dois Irmãos 

Quem vai a Fernando de Noronha não pode deixar de apreciar a vista do Morro Dois Irmãos. Pode ser visto da Praia do Sancho ou do Forte de São Pedro do Boldró que oferece um pôr do sol incrível que se põe entre os dois morros, no Forte há um bar que oferece música ao vivo para vislumbrar a paisagem.

 5 – Trilhas 

Para os amantes de esportes radicais, as trilhas são uma ótima opção para contemplar as belezas e desbravar a ilha. Existem diversas opções de caminhada, como a do Capim-Açú, que possui 7 km de extensão. Durante o percurso, é possível ter uma linda vista de Fernando de Noronha, que vai desde o Farol da Sapata e se estende até a praia do Leão, uma das mais bonitas e bem preservadas da ilha, por ser o local de desova das tartarugas marinhas, fenômeno que pode ser acompanhado de perto pelos turistas. 

6- Mirante da Baía dos Golfinhos 

É no mirante que acontece o show dos golfinhos rotadores, que logo pela manhã alimentam seus filhotes e fazem um espetáculo incrível para os turistas. Para não prejudicar essa atividade, o banho de mar é estritamente proibido e os barcos só transitam com a finalidade de pesquisa. Saindo do mirante, e seguindo a trilha que tem início por lá, é possível chegar à Baia do Sancho, considerada a praia mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo. Com certeza um passeio imperdível. 

7- Snorkeling e Planasub 

O Snorkeling e o Planasub são boas alternativas para quem ainda não tem prática com o mergulho tradicional, que é profundo e feito com cilindros de ar. No Snorkeling, é exigido apenas o pé de pato, máscara e o snorkel, que permite que o mergulhador respire pela superfície sem tirar a cabeça da água. Já no Planasub, o mergulhador é levado “a reboque”, em uma prancha de acrílico puxada por um barco ou uma lancha. A Baía dos Porcos, onde existem os aquários naturais, e as áreas que possuem uma maior concentração de vida marinha e naufrágios são os locais ideais para praticar esses esportes.  

8- Projeto Tamar 

O projeto Tamar é um ótimo passeio para se conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas e se conscientizar sobre educação ambiental. No Museu da Tartaruga Marinha há exposições permanentes dedicadas ao tema, palestras diárias e trilhas especiais que já fazem parte das atividades do instituto, além de expedições de biólogos em busca dos animais. As praias de Fernando de Noronha são destino de desova de tartarugas e a soltura dos filhotes feita pelos biológicos do projeto é uma experiência emocionante para adultos e crianças. Todas as atividades do Projeto são gratuitas. 

9 – Museu do Tubarão 

O espaço é inteiramente dedicado ao animal e possui arcadas dentárias e várias informações sobre seus hábitos e características biológicas. A vista do local é belíssima e dá para uma enseada habitada por diversos tipos tubarões, além de várias aves que voam pelo céu.  O museu também conta com esculturas ao ar livre e um restaurante, onde é possível experimentar diversas iguarias feitas com tubarão, como a “Coxinha de tubarão” e o “Tubalhau”, um bolinho frito, feito com carne de tubarão seca e salgada. 

10 – Forró do Cachorro 

Para quem quer aproveitar até o último minuto, Noronha também possui uma agitada vida noturna.  A diversão dura a noite toda no Bar do Cachorro, que promove um arrasta pé na areia sem hora para terminar. O forró é tão animado que reúne dezenas de turistas e famosos no local. Durante as noites de lua cheia, também acontece um luau na Praia da Conceição, perfeito para observar as estrelas e aproveitar o clima relaxante da noite noronhoense.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda