Documentário pernambucano “O Gigantesco Imã” tem pré estreia sábado e domingo no Arte Pajuçara

Após ser premiado no circuito competitivo de cinema em 2015, o longa metragem “O Gigantesco Imã”, que apresenta a vida e a obra do inventor e cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira, é o destaque da sessão Primeiro no Arte, com exibições de pré estreia sábado (19) e domingo (20), às 14h40, no Arte Pajuçara. Nascido […]

Documentário pernambucano “O Gigantesco Imã” tem pré estreia sábado e domingo no Arte Pajuçara

Após ser premiado no circuito competitivo de cinema em 2015, o longa metragem “O Gigantesco Imã”, que apresenta a vida e a obra do inventor e cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira, é o destaque da sessão Primeiro no Arte, com exibições de pré estreia sábado (19) e domingo (20), às 14h40, no Arte Pajuçara.

Nascido em Serra Talhada, no sertão pernambucano, “Evangelista leva a vida reciclando máquinas e equipamentos eletrônicos descartados, com os quais constrói desde câmeras de cinema até instrumentos ópticos e astronômicos”, como explica Petrônio, um dos diretores da obra, que também é natural de Serra Talhada e assina o documentário em parceria com o carioca Tiago Scorza.

Durante 12 anos, os cineastas conviveram em diversos momentos com o protagonista para a realização do filme. Sem nunca ter frequentado uma universidade, Evangelista é capaz de discorrer sobre fenômenos físicos, químicos, astronômicos e sobre teorias que abordam a evolução do universo. O documentário mostra a saga cinematográfica de um personagem real, imerso no universo de uma ciência autodidata. Figura pitoresca, Evangelista já foi entrevistado até no talkshow do Jô Soares, no ano de 2006, quando o curta-metragem O som da luz do trovão, produzido na época, contou algumas de suas aventuras inventivas, como a construção de uma asa delta para saltar do ponto mais alto de sua cidade natal, ainda na década de 1970.

Selecionado em diversos festivais da sétima arte em 2015, o filme ganhou os prêmios de Menção Honrosa e Melhor Trilha Sonora no 19º CINE PE, em Recife; Melhor Filme no 19º Festival Florianópolis de Audiovisual Mercosul; Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora no 8º Festival de Cinema de Triunfo; além de exibições no Festival Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, no Festival de Cinema de Miracema, em Tocantins, e na Muestra Internacional Documental de Bogotá. Com duração de 1h13min, a obra foi filmada nas cidades pernambucanas de Serra Talhada e Petrolina, e terá lançamento simultâneo em cidades como Recife, Curitiba, Rio de janeiro, Niterói, Vitória e outras capitais e cidades do interior do país. O filme é uma realização conjunta das produtoras Aiuru Filmes, Mont Serrat Filmes e Nosotros y los demas, e conta com a distribuição da Inquieta Cine.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SUÍTE FRANCESA

Horário: 16h (exceto segunda)

Classificação: 14 anos

 

O CEMITÉRIO DO ESPLENDOR

Horário: 20h10 (exceto segunda)

Classificação: 12 anos

 

MEU AMIGO HINDU

Horário: 18h (exceto segunda)

Classificação: 14 anos

 

SESSÃO PRIMEIRO NO ARTE

O GIGANTESCO IMÃ (Pré estreia)

Horário: 14h40 (Somente sábado e domingo dias 19 e 20/03)

Classificação: Livre

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda