Edital do Instituto Walmart apoiará organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital Instituto Walmart – Viver Melhor Comunidade. Ao celebrar 10 anos de trabalho no Brasil, o Instituto apresenta mais uma iniciativa voltada para organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens no Brasil. Ao todo, serão cinco organizações selecionadas, que receberão o valor R$ 53 mil […]

Edital do Instituto Walmart apoiará organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital Instituto Walmart – Viver Melhor Comunidade. Ao celebrar 10 anos de trabalho no Brasil, o Instituto apresenta mais uma iniciativa voltada para organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens no Brasil. Ao todo, serão cinco organizações selecionadas, que receberão o valor R$ 53 mil cada.

O lançamento marca um momento simbólico para o Instituto Walmart, ao apresentar seu novo posicionamento de atuação, apoiada por sua nova missão: criar oportunidades para as pessoas viverem melhor. O edital faz parte da plataforma “Viver Melhor Comunidade”, que está relacionada aos territórios de atuação da empresa e tem como ambição estabelecer conexões com as comunidades onde estão as lojas.

A chamada pública tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos de organizações da sociedade civil, voltados à práticas educativas que promovam uma educação para valores e a cultura de paz.

Como eixo estruturante, o edital volta um olhar para a educação como esforço para desenvolver habilidades, transferir conhecimentos e transmitir valores que pautam as atitudes dos adolescentes e jovens. Nesse sentido, o edital buscará identificar organizações que em suas práticas educacionais incluam entre as estratégias a serem consideradas:

• Reflexão e prática, junto aos adolescentes e jovens participantes do projeto, de atitudes embasadas em valores que contribuem para a construção daética e da cidadania, com temas como: respeito, justiça, diálogo e solidariedade.
• Trabalho com as famílias dos participantes do projeto como co-responsáveis na educação para valores.
• Formação de educadores em educação para valores.

 A iniciativa é uma parceria com o FICAS – Fundo Internacional Socioambiental (FICAS), organização sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do papel estratégico das organizações sociais.

 

Regulamento

Podem participar organizações, fundações, associações ou sociedades brasileiras de caráter não governamental e sem fins lucrativos, presentes em cidades com operação das bandeiras do Grupo Walmart (BIG, Walmart, Hiperbompreço, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Hiper Todo Dia, Maxxi e Sam’s) e que atuem com projetos voltados a adolescentes (12 a 17 anos) em condições de vulnerabilidade social.

Os proponentes devem, ainda, estar em dia com suas obrigações legais e registradas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de suas respectivas cidades. Podem se inscrever as organizações que tenham orçamento anual igual ou superior a 200 mil reais (referente ao ano de 2015).
O regulamento e a ficha de inscrição estão estarão disponíveis exclusivamente em forma eletrônica, no site www.iwm.org.br/edital a partir de 23 de setembro. As inscrições são gratuitas e o prazo para envio dos formulários se encerra no dia 18 de outubro de 2015

Processo de seleção

A fase de avaliação dos projetos compreenderá as cinco etapas: (i) triagem das inscrições; (ii) Avaliação das fichas de inscrição e indicação dos projetos semifinalistas de acordo com os critérios definidos neste edital; (iii) envio e apuração documentação comprobatória; (iv) Visitas às organizações responsáveis pelos projetos semifinalistas; e (v) seleção e divulgação dos finalistas que receberam o apoio financeiro.

 Os vencedores serão divulgados no site do Instituto Walmart (www.iwm.org.br) a partir do dia 12 de novembro de 2015.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda