Facebook passa a dar prioridade para os vídeos mais longos

O Facebook ressalta que nada disso importa tanto quanto a vontade de fazer com que a história do vídeo seja bem contada

Olhar Digital / Leonardo Pereira

Facebook passa a dar prioridade para os vídeos mais longos

Dentro das próximas semanas, entrará em operação uma mudança que vai impactar a forma como as pessoas recebem os vídeos no Facebook. A rede social notou que há alguma preferência por produções mais longas e, por isso, resolveu dar prioridade a esse tipo de conteúdo no feed de notícias.

Essa decisão foi tomada para que os vídeos mais longos não sejam penalizados pelas métricas do próprio Facebook. A rede social analisou os indicadores que mostram a porcentagem de cada vídeo assistido e notou que essa não é uma variável justa quando se leva em conta o tamanho de cada vídeo — já que ver 70% de 30 segundos é bem diferente de ver 70% de 10 minutos. Era preciso balancear as coisas.

“Embora esperemos que a maioria das páginas não vejam mudanças significativas na distribuição por causa dessa atualização, vídeos mais longos aos quais as pessoas gastem tempo assistindo podem ver um pequeno aumento de distribuição no Facebook”, explica a empresa. “Como um efeito colateral, alguns vídeos mais curtos podem ver uma leve queda.”

O Facebook ressalta que nada disso importa tanto quanto a vontade de fazer com que a história do vídeo seja bem contada, então uma página não tem de se esforçar para fazer produções mais longas, e sim garantir que as pessoas queiram assistir ao conteúdo. Porque, no fim das contas, o que vale é o engajamento e quanto do vídeo as pessoas estão vendo; se a taxa estiver mais perto de 100%, ele será mais distribuído, mesmo que tenha apenas 20 segundos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda