Faculdade comemora 15 anos de atuação em Alagoas e inaugura biblioteca jurídica

A Faculdade Estácio FAL comemora nesta semana quinze anos de atuação no mercado alagoano e para celebrar a data, a instituição fará o lançamento oficial da expansão do seu prédio sede, localizado em Jatiúca, que concentra a maioria dos cursos oferecidos, entre eles, Administração, Educação Física, Pedagogia, Ciências contábeis, Fisioterapia.  A programação também conta com […]

Faculdade comemora 15 anos de atuação em Alagoas e inaugura biblioteca jurídica

A Faculdade Estácio FAL comemora nesta semana quinze anos de atuação no mercado alagoano e para celebrar a data, a instituição fará o lançamento oficial da expansão do seu prédio sede, localizado em Jatiúca, que concentra a maioria dos cursos oferecidos, entre eles, Administração, Educação Física, Pedagogia, Ciências contábeis, Fisioterapia. 

A programação também conta com ações que serão realizadas no outro endereço da instituição, no histórico bairro de Jaraguá, que concentra o curso de Direito.  O prédio ganhará uma biblioteca jurídica que receberá o nome de um dos juristas  mais respeitados em Alagoas, o Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, pai do atual presidente do Instituto Arnon de Mello, Carlos Mendonça. 

A diretora geral da faculdade Estácio FAL, Cristina Suruagy, destaca que a iniciativa é uma pequena homenagem e agradecimento pela atuação do jurista pernambucano que escolheu Alagoas para morar e contribuir com o seu desenvolvimento. “É um nome que orgulha o alagoano e sempre teve sua trajetória ligada ao desenvolvimento do nosso Estado, defendendo os princípios legais e de igualdade, valorizando o ser humano. Em reconhecimento, prestamos esta homenagem”, afirma.

O evento contará ainda com apresentação do Varal de Poesias – Djavaneando.
 
Histórico 

Alfredo Gaspar ingressou na Faculdade de Direito do Recife, sua terra natal, obtendo a média dez na aprovação. Era 21 de março de 1930, e ele acabara de completar os seus dezessete anos. Colou grau, como aluno laureado, em 07 de dezembro de 1933, aos vinte anos de idade, e já no mês seguinte, precisamente em 10 de janeiro de 1934, obteve a sua inscrição perante a Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Pernambuco.
Inscreveu-se na seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil e começou a advogar, mas logo a vida pública tomou a maior parte do seu labor produtivo. Nomeado Secretário-Geral da Prefeitura Municipal de Maceió (cargo equivalente ao que hoje seria o de Secretário de Administração), em 1941, ali permaneceu até o ano de 1943, quando foi nomeado Prefeito do município de Penedo, exercendo o mandato até 1945, e em seguida foi Procurador Geral do Estado em duas oportunidades (1947/1951 e 1956/1959)

No meio acadêmico, foi professor catedrático de Ciência das Finanças da Faculdade de Direito de Alagoas (de 1950 a 1983), obtendo o grau de doutor, com defesa de tese, em 19 de novembro de 1956. Foi professor-fundador da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Alagoas (onde lecionou de 1956 a 1975), da qual integrou também o Conselho Universitário, o Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa e o Conselho de Curadores, tendo sido deste último também presidente.

Intelectual atuante, foi sócio-efetivo e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no qual foi empossado ainda jovem, aos 30 anos, em 02 de dezembro de 1943.  Orlando Araújo, então presidente do Instituto, destacou em seu discurso de saudação que Alfredo Gaspar chegava àquele sodalício "antecipado pela sua intrépida inteligência, formosa cultura, pelo seu senso de equilíbrio nas atitudes, pelos atributos morais que o enobrecem".

No Ministério Público Estadual, foi Promotor Público - esta era a denominação de então - das comarcas de Palmeira dos Índios (1937/1938), Murici (1938/1943), Rio Largo (1943), Penedo (1943/1945) e Maceió (1945/1959). Deixou o Parquet alagoano para assumir o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, para o qual foi nomeado na vaga destinada ao quinto constitucional.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda