Festival Carambola é selecionado pelo Ministério da Cultura para participar de feira internacional na Argentina

Participação no Mica irá abrir pontes entre a cena musical alagoana com a economia criativa da América do Sul, no fomento de um intercâmbio musical entre os dois territórios

Ascom Secult com Ascom Festival Carambola / Daniel Borges

Festival Carambola é selecionado pelo Ministério da Cultura para participar de feira internacional na Argentina

O Festival Carambola, de Maceió (AL), foi selecionado como agente cultural da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), uma feira internacional de cultura e negócios que acontecerá de 1 a 4 de Junho, em Buenos Aires. O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, e levará uma comitiva com profissionais do audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos.

Pautado pela valorização da diversidade e pelo fomento da cena musical de Alagoas, o Festival Carambola ficou em primeiro lugar na lista nacional de inscritos na categoria “Música – Compradores”. Ao todo foram contemplados 90 agentes culturais brasileiros, de nove linguagens artísticas específicas, via uma convocatória aberta pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o evento argentino, no último mês de março.

Didi Magalhães, sócia-diretora e diretora de arte do Festival Carambola, celebrou a novidade. “Uma alegria imensa! Eu e toda equipe do Carambola estamos muito contentes e orgulhosos com esta confirmação, pois sabemos do potencial do nosso evento e do que a gente vem movimentando nos últimos anos em Alagoas”, ela completa. “Inscrevemos o Carambola confiantes de nossa trajetória e dos nossos propósitos, acredito que o MinC soube reconhecer isso também”.

Sobre a ida do festival para Buenos Aires, a outra sócia-diretora do Carambola, a curadora e produtora cultural Lili Buarque comentou: “Queremos conectar Alagoas com a América Latina e vice-versa, fazer um intercâmbio cultural pra valer. O objetivo do Carambola no MICA é se ligar a agentes e artistas latino-americanos que queiram se apresentar ao vivo em Maceió e, consequentemente, estabelecer trocas e colaborações com artistas da nossa cena local”, segue Lili. “Antes de tudo, estaremos lá representando o Brasil, isso é muito especial e significativo para o festival, com certeza! Mas faremos isso sem abrir mão de representar Alagoas e de mostrar ao MICA a potência criativa que vibra em nosso Estado!”.

“É um orgulho para nós o reconhecimento desses talentos alagoanos. Pude acompanhar as últimas edições do Festival Carambola e conhecer de perto esse projeto feito por mulheres alagoanas. Lili Buarque e Didi Magalhães vêm realizando um trabalho incrível ao longo desses anos. Criando um produto único, que movimenta a economia local e o cenário musical alagoano, valorizando a arte e a cultura, além de reunir a diversidade”, destacou a secretária da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

A edição mais recente do Festival Carambola aconteceu em Abril de 2023, em Maceió, com dois dias de shows no Summer Club Jacarecica, um deles com entrada totalmente gratuita para o público. Além disso, no momento o festival também se configura fisicamente no espaço Carambola.Lab, centro cultural recém-inaugurado no bairro histórico do Jaraguá, também na capital alagoana.

Sobre o Festival Carambola

O Festival Carambola surgiu em Maceió, no ano de 2017, com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo o foco principal na música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows, atualmente o festival já ocupa o Summer Club Jacarecica, local próximo à praia e que recebeu cerca de 4 mil pessoas na edição mais recente do festival, em Abril de 2023.

Liderado por duas mulheres – a produtora cultural e musicista Lili Buarque e a artista plástica e diretora de arte Didi Magalhães -, o Carambola visa ressaltar a cultura popular alagoana e colocar Maceió de vez no mapa da música independente brasileira da atualidade.

O projeto foi apoiado, em 2023, pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e contemplado, em 2020, pelo edital da Lei Aldir Blanc Alagoas, também lançado pela Governo do Estado, via Secult.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda