“Festival Dendi Casa Tem Cultura”: edital está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês de abril

Serão contempladas as categorias de artes cênicas, banda, instrumental, literatura, voz e violão e formação técnica das diversas manifestações da cultura popular, cultura afro-brasileira, de comunidades tradicionais e movimento LGBTQIA+, dentre outros.

Janaina Ribeiro - Repórter

“Festival Dendi Casa Tem Cultura”: edital está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês de abril

Finalmente saiu o edital do “Festival Dendi Casa Tem Cultura”, uma iniciativa do Governo de Alagoas para ajudar os artistas da terra nesse período de pandemia da Covid-19 e que obrigou todos eles a ficarem em casa, longe de suas atividades culturais. Ao todo, o estado vai selecionar 340 conteúdos digitais por meio de um investimento de R$ 300 mil. As inscrições seguirão até o próximo dia 30.

O Festival vinha sendo cobrado pela classe artística que, diante das medidas de distanciamento social e do fechamento de bares, restaurantes, galerias de arte e teatros, estava sem poder levar a cultura para os palcos. Agora, com o chamamento público aberto, os artistas devem correr para fazer a inscrição, uma vez que o resultado já está previsto para 5 de maio.

Segundo a secretária estadual de Cultura, Mellina Freitas, o evento virtual tem como objetivo estimular a cadeia da economia criativa de Alagoas, fomentando, assim, a produção cultural local. “O edital se apresenta na modalidade de credenciamento e tem fluxo contínuo. Nosso intuito é gerar renda e oferecer arte e cultura gratuita à população durante o período de quarentena causado pela Covid-19, sem oferecer riscos à saúde, incentivando os alagoanos a ficarem em casa”, declarou ela.

Para o músico Flavinho Bernardes, vocalista da Banda Mô Fio, o evento chega em boa hora: “Estamos precisando desse apoio institucional do governo porque, atualmente, todos os artistas tiveram seus trabalhos atingidos em razão da pandemia. E, a grande maioria deles, vive de levar arte à população. Que muitas famílias possam ser beneficiadas em breve”, disse ele.

O músico também acrescentou que o segmento cultural inteiro está muito preocupado porque, provavelmente, os eventos com público serão os últimos a voltar à normalidade. “Grandes artistas que dedicaram anos de sua vida aos estudos não podem usufruir do seu trabalho. No meu ramo, por exemplo, há quem diga que músico não trabalha, diverte-se. Mas, esse cenário chegou para provar que essa é uma profissão que sustenta muitas famílias. São músicos, produtores, técnicos e roadies que dependem disso”, afirmou ele.

“Ainda dando como exemplo o segmento da música, posso garantir que os shows da minha banda dependem muito do fluxo turístico na cidade. E, sem turistas, a situação vai continuar complicada. O que ainda nos ajudará a dar uma respirada é o auxílio do governo federal, mas, sabemos que essa ajuda não vai durar muito tempo. Quando ela acabar, muitos de nós não terão outra fonte de renda e serão forçados a mudar de profissão”, lamentou.

Tudo on-line

O Festival acontecerá de forma on-line, com duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora, com uma programação que será formatada, conjuntamente, pela Secult e pelos artistas. Serão contempladas as categorias de artes cênicas, banda, instrumental, literatura, voz e violão e formação técnica das diversas manifestações da cultura popular, cultura afro-brasileira, de comunidades tradicionais e movimento LGBTQIA+, dentre outros.

E poderão participar da seleção pessoas físicas acima de 18 anos, que já moram em Alagoas há pelos menos três anos e que comprovem atuação na atividade cultural e jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que deverá estar em pleno funcionamento e ser sediadas no estado.

As inscrições também são on-line, com o preenchimento do formulário digital no link https://bit.ly/EditalDendiCasa e envio das documentações (anexos, certidões negativas, RG, CPF, comprovante de residência, portfólio, etc.) para o e-mail dendicasatemcultura@gmail.com. O edital e anexos já estão disponíveis no site da Secult, direto no link http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2020/edital-no04-2020-festival-dendi-casa-tem-cultura/.

Com informações da Secult.*

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Cinemas