Festival Mundaú de Cultura Alagoana abre espaço pra folguedos e bandas locais

O Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) apresenta, entre os dias 19 e 26 de julho, o Festival Mundaú de Cultura Alagoana. Reunindo grupos folclóricos e artistas da cena musical contemporânea do estado, o evento acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sempre às 22h. Com o objetivo de disseminar e fomentar a cultura, […]

Festival Mundaú de Cultura Alagoana abre espaço pra folguedos e bandas locais

O Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) apresenta, entre os dias 19 e 26 de julho, o Festival Mundaú de Cultura Alagoana. Reunindo grupos folclóricos e artistas da cena musical contemporânea do estado, o evento acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sempre às 22h. Com o objetivo de disseminar e fomentar a cultura, o Festival é uma realização da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos).

 

O nome do Festival não foi escolhido por acaso. Uma das principais lagoas do estado com área de 23 km², localizada ao Sul de Alagoas, Mundaú é considerada um ecossistema resistente, podendo se tornar um mangue em menos de 100 anos. Sua perpetuação através do tempo, com a poluição ambiental, se assemelha à resistência dos grupos folclóricos tradicionais.

O Festival Mundaú de Cultura Alagoana é aberto e gratuito para toda a sociedade. Durante a programação, o evento apresenta suas atrações em noites temáticas onde os assuntos misturam a cultura local com a história da terra e do povo alagoano.

 

Em oito dias de festas vamos reviver as prévias carnavalescas do bairro do Jaraguá, celebrar ícones da cultura alagoana na noite Tororó do Rojão, revisitar símbolos icnográficos na noite Gogó da Ema, reverenciar a culinária local nas noites Tapioca, Sururu de Capote e Massagueira. A força do Rio São Francisco será lembrada durante a noite Velho Chico. O Quebra de Xangô de 1912 também não será esquecido. A noite do Quebra vai contar aos participantes a importância histórica desse episódio de intolerância religiosa para saudar a liberdade de culto.

 

Realizado pela Enecos, por meio do Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), o Festival Mundaú de Cultura Alagoana conta com apoio institucional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com patrocínio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e do Governo de Alagoas.

 

 

O Enecom


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, este ano, o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom). Com o tema “Educação às avesas: da formação que temos à comunicação que queremos”, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) realiza, entre os dias 19 e 26 de julho, este que é considerado o maior evento brasileiro do gênero. Serão sete dias de apresentação de trabalhos científicos, audiovisuais, oficinas, minicursos, núcleos de vivência (NV), grupos de discussões (GD) e painéis.

 

Tendo como tema central a qualidade de formação dos comunicadores sociais, outras bandeiras levantadas pela executiva também serão debatidas durante a programação. É o caso das plenárias de mulheres e diversidade sexual, que irão colocar no centro das discussões as questões de gênero e opressões cotidianas vividas por gays, lésbicas, trans e bissexuais.

 

A organização do Enecom espera cerca de 800 estudantes vindos de várias partes do Brasil. Em Alagoas, e fora daqui, as delegações estaduais já organizam as suas caravanas para aproveitar a programação focada no debate social e na construção de uma sociedade onde os meios de comunicação possam servir ao povo e não apenas a empresários e políticos.

 

SERVIÇO:

Festival Mundaú de Cultura Alagoana

Realização: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social

Onde: Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C Simões, Cidade Universitária

Quando: de 19 a 26 de julho de 2014

Entrada: gratuita

Mais informações: (82) 9672 – 9968 / (82) 8878-5660

 

Mídias sociais: @enecomalagoas/ https://www.facebook.com/EnecomAlagoas?fref=ts

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda