Filme sobre autismo e musicoterapia é exibido neste sábado (01), com a presença do diretor André Luiz Oliveira
.
Assessoria de Comunicação
Neste sábado (01/11), a partir de 16h, no Cine Arte Pajuçara, acontece a exibição do longa-metragem Meu Amigo Lorenzo, do cineasta e músico baiano André Luiz Oliveira, que estará na capital alagoana para participar da sessão especial e debate com o público.
Premiado pelo público no Festival Primavera do Cine, em Vigo, na Galícia (Espanha), o documentário acompanha 15 anos da trajetória de Lorenzo Barreto, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância. A partir dos registros de suas sessões de musicoterapia, feitas desde os quatro anos de idade até a vida adulta, surge um retrato sensível da musicalidade de Lorenzo e de como a música se tornou elo fundamental de desenvolvimento, expressão e inclusão.
O longa também se destaca por ser o primeiro documentário a acompanhar de forma contínua o impacto da musicoterapia no desenvolvimento de uma criança autista, transformando em cinema um processo terapêutico que uniu ciência, arte e acolhimento.
“Percebi que ele tinha imensas qualidades musicais e enormes impossibilidades psicomotoras. Isso teve um impacto imenso sobre mim. Quando nos conhecemos, Lorenzo tinha quatro anos e não parei de filmá-lo até os 19. Sem nenhuma ideia do que iria fazer, muito menos que resultaria num filme de longa-metragem”, afirma André Luiz. “A música que flui através dele vem de uma região muito profunda do seu ser e é como o ar que respira. Tocar com ele, ouvi-lo e ser ouvido por ele foi e continua sendo extremamente prazeroso, luminoso, desafiador.”
Pesquisa e consultoria: Clarisse Prestes
Produção executiva: Carina Bini
Assistência de produção: Sueli Navarro
Direção de fotografia: Adelson Barreto
Montagem: André Luiz Oliveira e Madam Produções
Trilha sonora: André Luiz Oliveira
Som direto: Marcos Manna
Classificação indicativa: livre.
Programação – Maceió-
Sábado (1º de novembro) 16h – Sessão especial do Circuito Inclusivo Petrobras, com presença do diretor André Luiz Oliveira e a musicoterapeuta Patrícia Azevedo.
