Fits cresceu e agora é Centro Universitário Tiradentes – UNIT

A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits cresceu e virou Centro Universitário Tiradentes – UNIT. A mudança veio de acordo com a portaria Nº 795, divulgada pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 11. Com mais de 20 cursos de graduação e 40 de Pós-Graduação a instituição que possui mais de oito mil alunos, passa a ter […]

Fits cresceu e agora é Centro Universitário Tiradentes – UNIT

A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits cresceu e virou Centro Universitário Tiradentes – UNIT. A mudança veio de acordo com a portaria Nº 795, divulgada pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 11. Com mais de 20 cursos de graduação e 40 de Pós-Graduação a instituição que possui mais de oito mil alunos, passa a ter mais autonomia para ofertar novos cursos e aumentar a quantidade de vagas.

“Nossa instituição consegue em apenas oito anos, ter esta grande ascensão no ensino superior brasileiro se transformando em Centro Universitário graças à competência e o compromisso de todos que participaram da construção deste projeto. Agradecemos aos nossos Mantenedores, a toda família Uchôa, que idealizou o Projeto Fits e investiram na implantação da instituição, acreditando no potencial do Estado de Alagoas e na competência de nossa equipe. A instituição por quem tanto lutamos e juntos construímos,  cresceu e se transformou no Centro Universitário Tiradentes – UNIT. Vamos comemorar, pois esta vitória representa a nossa força, a nossa dedicação e caracteriza o sucesso deste time vitorioso”, afirma o diretor geral do Centro Universitário Tiradentes – UNIT Dario Arcanjo.

Entenda a Diferença

Por definição da LDB – Lei de Diretrizes e Bases, as universidades gozam de autonomia plena, isto é, não precisam de autorização do MEC (Ministério da Educação) para criar novos cursos, sedes, aumentar ou diminuir o número de vagas, fechar cursos, expedir diplomas. Mais do que a formação na graduação, as universidades oferecem pesquisa e extensão. Além disso, elas precisam ter 70% do corpo docente formado por professores titulares (ou seja: com a mais alta qualificação) e oferecer cursos em pelo menos cinco áreas do conhecimento.

Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir: Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).

Já as faculdades não gozam de nenhuma autonomia. Precisam de autorização do MEC para fazer qualquer coisa. Seus diplomas têm de ser registrados por uma universidade e os professores não precisam ser titulares.

Histórico

O Centro Universitário Tiradentes (Unit) chegou a Alagoas como Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) em 2006. Começou a funcionar em algumas salas alugadas em um shopping da capital, Maceió, com 150 alunos nos cursos de Ciências Contábeis, Serviço Social e Administração. Já no primeiro ano de funcionamento, lançou seis cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e Gestão. Em agosto de 2007, inaugurou o Campus Professora Amélia Uchôa no bairro Cruz das Almas. A estrutura de mais de 67 mil metros quadrados de área construída abriga hoje cerca de 8 mil alunos e 270 professores, mestres e doutores em sua maioria, distribuídos em 24 graduações e 28 especializações, além de 150 profissionais do corpo técnico-administrativo.

Ainda como Fits, o Centro Universitário Tiradentes formou 1.780 mil profissionais. Por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, os alunos da instituição aprendem na prática, em projetos sociais como “Atendendo a Receita”, que tem o objetivo de orientar e assessorar as pessoas no preenchimento da declaração de imposto de renda; Programa de Inclusão Digital para adolescentes do bairro Cruz das Almas; e Projeto Amanhã, de assistência educacional a 50 crianças das comunidades São Rafael e Grota do Arroz.

Desde 2011, o agora Centro Universitário Tiradentes (Unit) é a sede do 7º Juizado Especial, fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas. O espaço viabilizou a implantação do Núcleo de Prática Jurídica, para o desenvolvimento de atividades de estágio dos alunos do curso de Direito”, exemplifica o professor Dario Arcanjo.

O projeto também inclui o mutirão da justiça, com uma média de 200 processos julgados em um mesmo dia. “Minha filha estava impossibilitada de participar do programa Jovem Aprendiz e eu já estava há três meses buscando o direito dela na justiça. Passei uma manhã na Fits e saí com tudo resolvido”, relembra a dona de casa Joelma Rodrigues.

A política de incentivo à pesquisa também é uma realidade no Centro Universitário Tiradentes, desde 2008, quando foram implantados programas de incentivo à pesquisa com oferta de bolsas ou para estudantes voluntários.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda